Dados estavam sob a responsabilidade das instituições IUGU e PAGCERTO
O Banco Central (BC), informou por meio de uma nota oficial, divulgada nesta terça-feira, 11 de junho, que dados cadastrais de aproximadamente 22 mil chaves Pix. As chaves estavam sob responsabilidade de duas instituições financeiras: a IUGU e a PAGCERTO.
No posicionamento do BC, é dito que nenhum dado sensível“ como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário” foram divulgados.
As informações que foram obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, como, por exemplo, nome, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, tipo e número da conta.
Banco Central alerta para golpes
Na nota divulgada, o BC alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar possíveis golpes financeiros.
“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirma o banco.
Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Banco Central sempre informa quando ocorre um vazamento de dados.