A Importância da diversificação para o crescimento de franquias em 2024

Para melhorar a experiência do cliente, a Dona Help, franquia especializada em serviços de limpeza, oferece dicas de diversificação do portfólio

Para alcançar novos públicos, é essencial estar atento às novidades do mercado e inovar na marca. Oferecer produtos ou serviços complementares é crucial para se diferenciar da concorrência, melhorando a experiência do cliente, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Franquias
É preciso proporcionar uma diversificação dos serviços oferecidos pela empresa – Foto: Reprodução/Canva

Essa estratégia também contribui para a fidelização de clientes, que tendem a recomendar os serviços ou produtos a outras pessoas, elevando o ticket médio dos consumidores. Além do aumento no faturamento, a marca ganha visibilidade, destacando-se no mercado e fortalecendo sua posição.

Diversificação é a chave para atrair mais clientes

A diversificação atende às diferentes necessidades dos clientes, criando uma experiência positiva e memorável para eles. “Essa satisfação é crucial, pois clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar a marca a amigos e familiares, atuando como promotores naturais/orgânicos”, afirma Jéssica Ramalho, CEO da Dona Help.

Por isso, a franquia especializada em serviços de limpeza decidiu inovar e conquistar novos espaços no mercado, oferecendo uma variedade de serviços complementares, como limpeza pré-mudança, limpeza pré e pós-evento, limpeza condominial, limpeza pós-obra, limpeza empresarial e residencial, além de serviços como piscineiro, cozinheiro, copeira, jardineiro, motorista e passadeira. Jéssica explica que essa diversificação foi pensada desde o início.

“Abrimos a Dona Help com a intenção de proporcionar um leque de opções que garantisse mais conforto e comodidade para nossos clientes, destacando-nos da concorrência. Identificamos essa necessidade porque compreendemos que, ao oferecer uma gama diversificada de serviços, poderíamos atender de forma mais completa e personalizada às diferentes demandas.”

Enriquecimento de portfólio

De acordo com a CEO, outra vantagem da diversificação de serviços é o enriquecimento do portfólio da marca, fortalecendo a proposta de valor e ampliando o alcance da franquia no mercado. Os franqueados se destacam ao usar soluções adaptadas a diferentes realidades, enquanto os clientes se tornam leais à marca, sabendo que ela oferece serviços ou produtos que atendem às suas necessidades. “Além disso, a possibilidade de oferecer serviços personalizados e especializados contribui para a percepção de qualidade e confiabilidade, resultando em maior satisfação e recomendação dos clientes”, comenta a CEO.

Como colocar em prática?

Para diversificar os produtos ou serviços, é necessário um planejamento detalhado, que inclua a identificação das necessidades e desejos dos clientes, além de novas oportunidades no setor e a compreensão do funcionamento do mercado.

Diversificação
Entender os movimentos da concorrencia é fundamental – Foto: Reprodução/Canva

Observar a concorrência é importante para entender o que funciona para determinado público e também ajuda a aprender com os erros já cometidos por outras empresas do setor.

“É importante observar aspectos como a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a abordagem de atendimento ao cliente, as estratégias de marketing e a inovação. Com essas informações, é possível ajustar e aprimorar suas próprias ofertas para atender melhor às necessidades dos clientes e criar um diferencial competitivo, garantindo que seu negócio se destaque no mercado”, complementa a empresária.

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