Créditos e seguros impulsionam o crescimento do segmento de franquias de soluções financeiras
Os mercados de crédito e seguros têm se mostrado cada vez mais promissores, com o crescimento de franquias, empréstimos, financiamentos, consórcios e demais serviços financeiros. No ano passado, o setor de atividades financeiras, seguros e serviços relacionados registrou um crescimento notável de 6,6%. Esse é o maior índice desde 2010, quando o segmento cresceu 9,3%, o que indica um aumento significativo, atribuído ao cenário de juros altos e ao aumento da procura por seguros no Brasil.
Esse é um dos sete segmentos de serviços monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que inclui também comércio; transporte, armazenagem e correio; e informação e comunicação, entre outros. Em um panorama mais amplo, o setor de serviços, de forma geral, apresentou um crescimento de 2,4% em 2023, após um aumento de 4,3% em 2022.
Esse desempenho reflete a adaptação do mercado às condições econômicas atuais, alinhada a uma maior conscientização das pessoas a respeito da importância dos seguros como proteção financeira. Além disso, embora a alta taxa de juros represente um desafio para o crédito e o consumo, também proporciona um ambiente favorável para a intermediação financeira, impulsionando o crescimento do setor.
É nesse contexto que empresas e franquias encontram espaço para oferecer seus serviços especializados, como a Velox Soluções Financeiras, que atua no mercado de seguros e créditos desde 2017, com entrada no franchising em 2024. A rede oferece diversos produtos no setor de serviços financeiros, como consignados, consórcios, financiamentos e seguros, além de atuar em outros nichos como energia solar.
Crescimento exponencial das franquias
Mário Sérgio, CEO e fundador da Velox Soluções Financeiras, comenta como o desempenho expressivo do setor financeiro e de seguros em 2023 refletiu na performance da empresa. “O setor de serviços bancários, atrelado ao mercado de seguros, foi um dos melhores momentos para o mercado em 2023, e 2024 não está sendo diferente. Quando há uma demanda atrelada à oferta das instituições financeiras, o negócio tende a prosperar.”
Ele ressalta que 2024 segue em ritmo de crescimento, e que o primeiro semestre deste ano até mesmo superou os dois semestres do ano passado. Sobre os feitos da empresa, ele acrescenta: “Inauguramos 170 novas unidades pelo Brasil e temos 40 na fase inaugural. Lançamos novas plataformas, homologamos novos parceiros, negociamos condições de remuneração para nossas unidades e tivemos um aumento de 15% na produção mensal”.
Mercado de seguros impulsiona o setor financeiro
A alta na procura por seguros é um dos fatores que têm impulsionado o setor de atividades financeiras nos últimos anos. Segundo Mário Sérgio, essa tendência se deve, em grande parte, a uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a valorizar mais seus bens – e isso não se limita apenas a bens materiais.
“As pessoas começaram a entender que uma apólice de seguro é um investimento, e não mais um custo. Notamos um crescimento no setor de cobertura patrimonial, equipamentos portáteis e seguros de vida e saúde. Com o aumento e a diversificação dos produtos, as unidades lucram mais e criam uma carteira de renovação.”
Ele revela que os segmentos mais tradicionais, como Auto e Residencial, continuam se destacando no setor de seguros. Porém, a Velox notou, ultimamente, um maior interesse em seguros empresariais e de frota, além dos mencionados acima (vida, saúde e portáteis).