Franquias no Nordeste: crescimento acelerado atrai novos investidores em 2024

O mercado de franquias no Nordeste cresce 19,9% no 1º trimestre de 2024, com faturamento de R$ 8,6 bilhões e mais de 27 mil unidades

O Nordeste, uma região com forte potencial econômico no turismo, tem se destacado também em outro setor da economia brasileira: o sistema de franquias. Muitas redes de franquias estão investindo em novas unidades na região, e diversas marcas têm surgido localmente e se expandido pelo Brasil.

Franquias no Nordeste
Crescimento das franquias na região nordestina chama a atenção de investidores – Foto: Reprodução/Canva

Esse movimento é confirmado pelos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revelam um faturamento de mais de R$ 8,6 bilhões no 1º trimestre de 2024, representando um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos de unidades, a região Nordeste registrou uma alta de 2,6%, alcançando 27.570 operações durante o período.

O número de trabalhadores diretos também cresceu no franchising nordestino. De acordo com a ABF, houve um aumento de 4,1%, com mais de 235 mil empregos formais em todos os nove estados.

Expansão

A franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede do segmento óptico, vê a região como um excelente mercado para expansão. Em agosto, a rede inaugurou duas unidades no Nordeste e confirmou sua presença na feira de franquias Franchise4U, na Paraíba.

“A primeira unidade inaugurada neste mês no Nordeste foi em Santa Inês/MA, e a segunda em Arapiraca/AL. Além dessas lojas, temos operações em Maceió/AL, Sobral/CE, Açailândia/MA, Teresina/PI, além de quatro em São Luís/MA”, detalha Tony Cozendey, diretor executivo do IVS.

Tony explica que a rede considera o PIB local e o volume populacional da região antes de expandir com novas unidades. “O IVS é indicado para ser instalado em locais com grande fluxo de passantes e boas praças comerciais, características encontradas no Nordeste.”

Faturamento atrai novos investidores para as franquias

O Instituto Visão Solidária oferece uma ampla e diversificada seleção de armações de marca própria, disponíveis em modelos masculinos e femininos, tanto para adultos quanto para crianças. Além disso, dispõe de óculos solares e de todos os tipos de lentes no mercado, como unifocais, bifocais, multifocais, além de tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.

O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 190 mil, incluindo taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro. Esse valor se refere a uma loja de 30m², com dois colaboradores.

“O nosso faturamento é muito atrativo no mercado atual, com a possibilidade de alcançar entre R$ 70 mil e R$ 200 mil por mês, dependendo do desempenho do franqueado. O lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30%, com retorno previsto entre 13 e 18 meses”, finaliza Cozendey.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você