Suporte faz franquias aumentarem vendas e faturamento

O suporte fornecido aos novos empreendedores ajuda a gerir a unidade da forma correta

As franquias são muito procuradas por serem modelos de negócio já validados e testados. Investidores buscam esse tipo de empreendimento por ter menor risco de falência, por exemplo. Isso foi comprovado em uma pesquisa feita pelo Sebrae: a taxa de fechamento de franquias com até dois anos por falência é de 3%, enquanto empresas convencionais possuem taxa de 23%.

Franquias Suporte
Suporte ao franqueado é essencial para o funcionamento do sistema – Foto: Reprodução/Cava

Muitas pessoas entram para o franchising como iniciantes no empreendedorismo, por isso é tão importante que as franquias invistam em suporte aos franqueados, tirando todas as dúvidas e ajudando esses empreendedores a tocar o negócio.

“O suporte ao franqueado é essencial, pois envolve o compartilhamento de know-how e a orientação sobre como implementar estratégias adaptadas à região de operação,” explica Tony Cozendey, diretor-executivo do Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do setor óptico.

Prezar por um bom suporte garante a padronização e a qualidade do serviço ou produto oferecido. Além disso, contribui para a expansão da franquia, pois gera uma boa reputação entre os franqueados que acabam fazendo marketing positivo da marca.

Vale destacar que o suporte não deve ser oferecido apenas no início da implantação, mas deve ser disponibilizado ao longo de todo o empreendimento, principalmente nos momentos em que o franqueado enfrenta dificuldades na gestão.

Suporte pré-operacional

A primeira pergunta que muitos franqueados fazem no momento pré-operacional refere-se à escolha do ponto. Isso ocorre porque escolher um ponto ruim pode prejudicar as vendas e afetar todo o faturamento da nova unidade. A movimentação do local e a possibilidade de estar próximo dos concorrentes são fatores que devem ser analisados.

“O fluxo de pessoas é fundamental para nossas unidades. Assim como em outros setores do varejo, é relevante estarmos ‘próximos’ dos nossos concorrentes, pois isso pode atrair mais clientes e aumentar a visibilidade de nossas lojas”, conta Tony.

A franqueadora deve dar orientações e sugestões para que o franqueado escolha a melhor localidade para o seu negócio, utilizando a tecnologia para ajudar a escolher o ponto da unidade. No IVS são utilizados softwares de geolocalização que realizam uma análise detalhada para encontrar a melhor região para a implantação. “Após essa análise, indicamos as regiões ao franqueado para uma avaliação presencial dos locais em potencial. Consideramos diversos fatores, como a circulação de pedestres, a presença de clínicas oftalmológicas, lojas do mesmo segmento, entre outros”, detalha o diretor.

Treinamento

Essa etapa é fundamental para preparar o franqueado para conduzir o negócio. No Instituto Visão Solidária, são oferecidos treinamentos presenciais, nos quais os franqueados aprendem sobre a rotina da loja, gestão de negócios e estratégias de marketing.

O franqueado também recebe orientações para contratar colaboradores que devem estar alinhados com a cultura da marca. “Durante o processo de implementação, a contratação é acompanhada por nossos consultores para garantir a escolha mais assertiva possível. Nosso objetivo é sempre buscar um perfil de colaborador(a) que esteja alinhado com nossa cultura e conceito”, explica o empresário.

Suporte Operacional

Mesmo após a inauguração, é necessário que a franqueadora continue acompanhando o funcionamento da unidade, pois a parte operacional é uma das mais significativas de um negócio. Tony explica que isso é importante para manter os padrões da franquia.

Investimentos sociais
Acompanhar de perto o processo garante a manutenção do padrão de qualidade – Foto: Reprodução/Canva

“Além do acompanhamento remoto constante, realizamos visitas periódicas aos franqueados para garantir que as unidades estejam alinhadas com nossa cultura e modelo de negócio. Dessa forma, asseguramos a manutenção dos padrões e a proximidade necessária para o sucesso das operações.”

O marketing e a publicidade são fatores fundamentais para a divulgação de qualquer negócio. O IVS não oferece apenas campanhas em nível nacional, mas também busca estar alinhado com os franqueados para desenvolver campanhas que performem bem na região, considerando as necessidades de cada colaborador.

Dicas para ter um bom suporte

Para o suporte gerar resultados positivos, é preciso priorizar os franqueados e identificar suas dores e dificuldades. Uma forma de fazer isso é ouvir feedbacks dos colaboradores: estratégia muito usada pela rede de franquias que utiliza essa técnica para garantir o sucesso de cada unidade.

Contratar um consultor para acompanhar os colaboradores no dia a dia é indispensável para tirar todas as dúvidas e fortalecer a marca. O IVS conta com consultores regionais que mantêm contato contínuo com os franqueados e gestores, esclarecendo seus questionamentos.

A franquia também conta com um FAQ (Frequently Asked Questions) que ajuda principalmente os franqueados que começaram recentemente. As principais dúvidas reunidas em um só lugar facilitam a vida dos empreendedores e previnem a sobrecarga dos canais de atendimento.

“O feedback dos nossos franqueados é fundamental, ao permitir que compartilhem peculiaridades e características da região. Com essas informações, podemos oferecer uma orientação mais precisa e eficaz”, finaliza Tony.

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