Rock in Rio e Play For a Cause utilizam leilões de itens autografados para arrecadar fundos e promover impacto social
Nos últimos quatro anos, a Play For a Cause tem sido um importante canal de impacto social no esporte brasileiro. Em parceria com clubes, atletas, marcas e torneios, a empresa já destinou quase R$ 2,5 milhões para 102 ONGs (Organização Não Governamental), em 18 estados brasileiros, por meio de leilões sociais de itens raros e experiências exclusivas, realizados em sua plataforma.
Desde a sua fundação, a Play For a Cause tinha como objetivo expandir para novos mercados, a fim de impactar ainda mais as vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade. Agora, a empresa, que une negócios lucrativos e impacto social, firma uma parceria inédita com o maior festival de música e entretenimento do mundo: o Rock in Rio Brasil.
Quais artistas do Rock in Rio terão itens leiloados?
A parceria envolve um leilão de itens usados e/ou autografados por artistas que se apresentaram nos sete dias da edição que celebrou os 40 anos do festival. Fãs de Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, 21 Savage, Zara Larsson, Journey, Deep Purple, OneRepublic, Evanescence, Katy Perry, Ed Sheeran, Ne-Yo, Akon, Mariah Carey, Ney Matogrosso, Lulu Santos, Pato Fu, Ludmilla e NX Zero, entre muitos outros, podem participar do leilão de diversos itens até o dia 4 de outubro no site.
Para André Georges, fundador e CEO da Play For a Cause, essa parceria marca uma nova fase da empresa. “Em 2020, nosso objetivo era utilizar o esporte e o entretenimento como ferramentas de transformação social e, hoje, estamos consolidando esse propósito com um parceiro gigante. É uma honra firmar parceria com o Rock in Rio Brasil e ajudá-los na missão de promover um mundo melhor”, comenta.
Portas abertas para novos setores do entretenimento
Manuella Carvalho, cofundadora da empresa e diretora de operações da Play For a Cause, destaca como essa parceria pode abrir portas para outras colaborações no setor de entretenimento.
“Essa parceria com o Rock in Rio Brasil é um marco para nós, pois mostra o potencial da Play For a Cause em conectar grandes marcas do entretenimento com causas sociais. Acreditamos que essa visibilidade pode abrir muitas outras oportunidades, permitindo que novas parcerias sejam firmadas e que possamos continuar oferecendo experiências exclusivas e impactantes para os fãs, sempre com o objetivo de gerar transformação social”, ressalta.
A ideia de unir esporte e entretenimento a impacto social surgiu durante a pandemia, quando a empresa ainda se chamava Football For a Cause, com foco apenas em artigos de futebol, e promovia uma campanha em parceria com atletas em prol do combate à crise causada pela Covid-19.
A iniciativa ganhou grandes proporções, criando uma corrente do bem em parceria com clubes, marcas e atletas de outros esportes, além de artistas brasileiros, como o cantor Daniel, que doou seu violão para a campanha.
Em 2020, com novos parceiros e a exploração de novos mercados, a empresa mudou seu nome para Play For a Cause e tornou-se mais que uma plataforma de leilões, consolidando-se como uma ferramenta de transformação social, visando atingir fãs de esportes e entretenimento.
Leilão Fans For Change
O leilão “Fans For Change” conta com 45 itens, como guitarras, baixos, baquetas, figurinos de shows, anéis, entre outros. As guitarras Tagima Rock in Rio SSE, disponíveis nas cores preta e vermelha, foram criadas especialmente para o festival e estão autografadas por estrelas, nacionais e internacionais, da música que se apresentaram nos palcos do Rock in Rio Brasil 2024. Além delas, itens pessoais doados pelos próprios artistas estão sendo leiloados.
Entre os itens doados pelos artistas estão o setlist do show de Katy Perry, com o autógrafo da cantora; setlist e baquetas usadas no show do Journey; o baixo da banda Pato Fu, acompanhado de um anel usado por Fernanda Takai e também uma pele de bateria autografada pelos músicos e o figurino usado pela MC Soffia. A ação estará no ar até o dia 4 de outubro.
Os itens estão com lances acima do valor inicial de R$ 1.985, em homenagem ao primeiro ano do festival. A guitarra autografada por Shawn Mendes é o destaque do leilão até o momento, com o maior lance registrado, alcançando R$ 12.900. Logo em seguida está a guitarra assinada pela banda Avenged Sevenfold, com lance de R$ 10.900. Por fim, também a guitarra autografada por Ivete Sangalo, que já recebeu oferta de R$ 8.500
Os recursos arrecadados com o leilão serão destinados a dois projetos de impacto social parceiros do Rock in Rio 2024. A Gerando Falcões é uma rede de desenvolvimento social que atua para interromper o ciclo de pobreza no Brasil, com inovação e tecnologia. Entre os projetos promovidos, destaca-se o Favela 3D, que visa transformar favelas em ambientes Dignos, Digitais e Desenvolvidos.
Parcerias do evento
O Rock in Rio apoia essa iniciativa em parceria com a Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e o Instituto Entre o Céu e a Favela, promovendo transformações físicas e sociais nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência (RJ), primeira favela do Rio de Janeiro.
Já a Ação da Cidadania, fundada há 30 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é uma iniciativa que combate a fome e a desigualdade social no Brasil, levando dignidade e esperança a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.