SISU 2025: entenda como funciona a seleção unificada

As inscrições para o Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada) começam na sexta-feira, 17 de janeiro, e vão até 21 de janeiro. Essa é a chance para os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscreverem e concorrerem a vagas em universidades públicas estaduais e federais de todo o Brasil.

Estudantes se inscrevendo no SISU 2025 para vagas em universidades públicas.
Entenda o SISU 2025: inscrições, critérios de seleção, notas de corte e lista de espera |Foto: Reprodução/Freepik

O que é o Sisu?

Lançado em 2009, o Sisu é uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para facilitar o acesso ao ensino superior, oferecendo vagas em universidades públicas para quem fez o Enem.

O processo seletivo é automatizado e usa as notas do Enem para classificar os candidatos.

Quem pode participar?

Para participar do Sisu 2025, é necessário ter feito o Enem 2024 e ter obtido uma nota maior que zero na redação.

Quem fez o Enem como “treineiro”, ou seja, não concluiu o ensino médio, não pode se inscrever.

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sisu. Para isso, é preciso ter o número de inscrição do Enem, a senha cadastrada e os dados do login único do governo federal.

O candidato pode escolher até dois cursos, indicando a ordem de preferência, as universidades desejadas, o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

As opções de curso podem ser alteradas enquanto as inscrições estiverem abertas. O Sisu considera válida a última opção registrada.

Caso o candidato tenha chances de ser selecionado para os dois cursos, a primeira opção prevalecerá.

Como é feita a seleção?

A seleção dos candidatos leva em conta a nota do Enem, o número de vagas em cada curso e a modalidade de concorrência.

Algumas universidades exigem uma média mínima no Enem ou uma nota mínima em determinadas provas. Por exemplo, um curso de medicina pode exigir uma média de 560 pontos e nota mínima de 400 pontos em Ciências da Natureza.

As universidades também podem atribuir pesos diferentes às provas do Enem. Para um curso de física, por exemplo, a nota de Ciências da Natureza pode ter mais peso.

Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar sua classificação parcial, que pode mudar conforme novas inscrições. Por isso, especialistas recomendam que os estudantes acessem o site do Sisu várias vezes durante as inscrições e testem diferentes opções de cursos.

O que é a nota de corte?

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar entre os selecionados para um curso na modalidade de concorrência escolhida.

Ela é calculada conforme o número de vagas e o total de candidatos inscritos.

O estudante pode acessar o sistema diariamente para verificar se a disputa por uma vaga ainda é viável ou se deve alterar sua opção de curso. A nota de corte é apenas uma referência para monitorar a inscrição, não garantido que o candidato será selecionado.

Simulador de notas

O MEC oferece um simulador de notas de corte online, que permite consultar as notas de corte de edições anteriores.

Resultado

O candidato pode acompanhar sua inscrição e ver as classificações parciais e notas de corte pelo site ou aplicativo do Sisu, disponível para Android e iOS.

Quem não for selecionado pode entrar na lista de espera.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato não pode ter sido convocado para nenhuma das opções de curso. É importante lembrar que a inclusão na lista de espera não é automática — o estudante precisa manifestar interesse.

O MEC lembra que a convocação para matrícula da lista de espera é responsabilidade das universidades, por isso, os candidatos devem acompanhar as convocações nas instituições.

Leia também: Conheça 6 técnicas japonesas para motivação e produtividade

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você