A importância de contribuir para a manutenção da sustentabilidade e inovação social

Trazer para a roda de debates assuntos que, por si só, refletem toda uma sociedade sempre causa certo desconforto e dúvidas. Diante disso, podemos analisar do ponto de vista crítico para entender que a necessidade de mudança, por si só, já sinaliza que algo precisa ser observado de perto e com afinco.

Avançamos nas temáticas da sustentabilidade e social, mas vale ressaltar que, à medida que avançamos, novos desafios se apresentam, e são eles que nos direcionam para a tomada de decisão. Desistir não é uma opção, pois é fundamental abordar pautas que movimentam o mundo e as pessoas.

Estamos traçando caminhos para que ninguém fique de fora dessa missão, mas sabemos também que cada movimento contrário desestabiliza todo o ecossistema e coloca todos nós em situação de vulnerabilidade. Pensar isoladamente não nos levará a lugar algum, e é por isso que se faz necessário estabelecer metas e segui-las.

Inovação social

Investir no desenvolvimento humano e garantir que as pessoas tenham acesso às riquezas naturais e aos bens de consumo é estabelecer uma maneira de produção que supere as desigualdades que se apresentam atualmente. Não há como avançar sem inserir as pessoas na produção e no consumo consciente.  A inovação social nos permite contemplar a todos, priorizando quem está na base da pirâmide. Podemos chamar isso também de equidade, uma vez que oportunizar a cada indivíduo autonomia para viver o todo resulta em soluções globais.

Sustentabilidade em ação promovendo inovação social.
Não há como avançar como sociedade sem inserir as pessoas na produção e no consumo conscienteFoto: Reprodução/Freepik

Toda empresa tem a possibilidade de investir no social e obter ganhos significativos. A intenção ao investir não é de um retorno financeiro, mas a soma das ações resulta em lucros, como mostra a pesquisa Evolução do Investimento Social Corporativo em 2022, realizada pelo BISC Comunitas, que apresentou dados referentes aos anos de 2021 e 2022, apontando um crescimento de 0,69 para 0,80, que corresponde ao lucro bruto das companhias referente ao Investimento Social Corporativo (ISC).

A sustentabilidade é uma das pautas de maior relevância nas últimas décadas e, nos últimos anos, tem sido debatida de maneira mais ampla. Ganhou espaço dentro das empresas e movimentou a sociedade para tratar de assuntos que, até então, eram discutidos apenas por especialistas. Hoje as pessoas comuns se interessam pelo tema e sabem da importância de representarem seus interesses socioambientais.

Investimento de impacto

Conectar os recursos financeiros com o impacto social e ambiental coloca as empresas em destaque e também otimiza o fluxo dentro das instituições quando o assunto é governança. Pensar estrategicamente sob a perspectiva social aponta para um futuro promissor e de retornos notáveis.

Preservar os recursos naturais e contemplar a sociedade com serviços e produtos que viabilizem a promoção do acesso e a diminuição das desigualdades gera para a empresa muito mais do que clientes, mas também um investimento de longo prazo para mitigar a escassez e a violência.

Contribuir para que a inovação social e a sustentabilidade permaneçam entre os nossos assuntos de maior relevância é uma tarefa para todos aqueles que acreditam no poder da natureza e do conhecimento. Equilibrar as ações que correspondem às instituições, órgãos governamentais, necessidades humanas e recursos naturais é fundamental para nos mantermos esperançosos e engajados.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você