Ações verdes: investir em energia limpa é o futuro

Ambicionar por energia limpa para todos faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 7 e também é considerado um mercado promissor de investimentos. Diversificar as matrizes energéticas e oportunizar a eletricidade de baixo impacto ambiental é necessário e oportuno.

São consideradas fontes renováveis as energias: eólica (vento), solar (sol), maremotriz (movimento das marés), geotérmica (calor/terra), hídrica (água), nuclear (reação nuclear), biomassa (matéria orgânica) e hidrogênio verde, desenvolvido pela primeira vez em 2023 no Ceará.

Energia armazenada e exportada

O hidrogênio verde (H2V) já é considerado a energia do futuro, pois pode ser armazenado e exportado, como mostra uma publicação no portal da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadores — Pedro Luiz Côrtes e André Pereira — acreditam que vale considerar o fato de que o Brasil tem grande potencial para seguir de maneira independente, apostando em tecnologia para explorar as riquezas ecológicas que possui e para que a exportação não seja mais uma maneira de “colonialismo moderno”.

Importante enfatizar que o Nordeste é considerado um gerador de energia de grande relevância, por estar bem localizado. O Ceará, por exemplo, já prevê exportar até 2030 cerca de 1 milhão de toneladas de H2V.

Hidrogênio verde, energia limpa sendo exportada no Brasil.
Investir em energia limpa é essencial para um futuro sustentável. Fontes como o hidrogênio verde têm potencial para transformar o Brasil em líder global na exportação de energias renováveis | Foto: Reprodução/Canva

Se analisarmos as questões tecnológicas, o Brasil segue a passos lentos tanto na capacitação de profissionais quanto na formação de especialistas em tecnologias sustentáveis. É preciso fazer valer nossos talentos e matérias-primas para conduzirmos a nossa economia de maneira sólida e crescente. O Brasil é uma potência ecológica e já está entre os países de maior viabilidade de produção de H2V. A projeção é de uma movimentação de US$ 1,4 trilhão anual até 2050.

Criar oportunidades em meio ao caos, nós já fazemos há tempos. Imaginem o que é possível promover para todos os brasileiros ao gerar energia limpa, em grande escala, com nossos recursos naturais. Se produzirmos ao ponto de exportarmos fazendo valer nossas criações, conversões, processos ecoeficientes e a internet das coisas (IoT) para validar todo o potencial de crescimento do nosso país, poderemos investir na natureza, no social e na tecnologia garantindo que a expansão seja efetiva em todos os polos.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você