Linhas de trem com 17 milhões de passageiros serão privatizadas em SP

Três linhas de trem serão privatizadas, sendo elas a 11 coral, 12 jade e 13 safira

O governo de São Paulo anunciou que vai privatizar três linhas de trem do estado, sendo elas a 11 coral, 12 jade e 13 safira,que atualmente estão sob a gestão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. No dia 19 de junho, está prevista a primeira das três audiências públicas para tratar sobre o processo de concessão. 

linhas de trem
Linhas de trem em São Paulo serão privatizadas – Foto: Reprodução/Unsplash

Somadas, as três linhas transportam uma média de 17 milhões de passageiros por mês. Dados divulgados pela CPTM, com base em um levantamento feito em outubro de 2023, mostram que a Linha 11 Coral leva em média 11,7 milhões de passageiros, a Linha Safra  leva 5,4 milhões de pessoas e a Linha Jade leva 431,2 mil usuários. 

Segundo o governo de São Paulo, o processo prevê que a partir da transferência da concessão para a iniciativa privada, serão feitas obras de ampliação da Linha Jade, com a criação de mais 10 estações. A empresa que se interessar em assumir a administração dessa linha, deverá ainda se responsabilizar pela requalificação da infraestrutura. 

Obras paralisadas nas linhas de trem 

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) mostra que algumas obras de readequação e ampliação do sistema de suprimento de energia das linhas 11 e 12 que deveriam ter sido entregues em 2015, não foram entregues ou finalizadas. 

O contrato para a execução das melhorias do sistema elétrico das duas linhas foi assinado em 2012 com a Siemens, uma empresa alemã, com o valor de R$ 106 milhões. Com o passar do tempo, após seis aditamentos, foram pagos 149,4 milhões para execução do contrato, segundo o TCE. 

No entanto, a CPTM afirma que as obras foram concluídas em outubro do ano passado e que faltam apenas alguns ajustes finais. 

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você