Declarações foram dadas durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 27 de junho, que deseja ver o Brasil com um padrão de vida similar ao da Suécia e da Alemanha, e não como o da Rússia e de Cuba.
O chefe do Executivo nacional fez essa declaração durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, realizada no Palácio do Planalto.
Embora seja aliado do governo cubano e mantenha boas relações diplomáticas com os russos, Lula afirmou que deseja transformar o Brasil em um país de classe média.
“Esse país pode se transformar em um país de classe média. Vocês acham que quero um país igual à Rússia? Vocês acham que eu quero um país igual à Cuba? Eu quero um país com padrão de vida igual ao da Suécia, Dinamarca e Alemanha. Esse é o país que eu sonho”, disse Lula.
Comparação da dívida pública do Brasil
Em relação à dívida pública do país, Lula afirma que se trata de um “troco”, se comparada com a de países desenvolvidos como Estados Unidos, França, Itália e Japão.
“Vamos parar de olhar a dívida pública brasileira com o medo que se olha. A dívida pública brasileira comparada à dos Estados Unidos, comparada à do Japão, comparada à da Itália, comparada à da França, não é dívida, é troco de tão pequena que é se comparada aos outros”, pontua.