Concessão da Light pode não ser renovada após apagões no Rio de Janeiro

A concessão da distribuição de energia da Light está sob risco de não ser renovada, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A declaração foi feita neste sábado (27) em resposta às recorrentes quedas de luz que afetam a Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, e a Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara.

Silveira enfatizou que a Light deve cumprir os compromissos assumidos para garantir o fornecimento contínuo de energia. “Não haverá leniência se os compromissos assumidos não forem cumpridos com a sociedade da Ilha do Governador. Desde o início dos problemas, trabalhamos diretamente com a Light. A concessionária assumiu compromissos que precisam ser cumpridos o mais rápido possível. Aconselhei que sejam realistas nos prazos, pois isso pode comprometer o futuro da concessão”, afirmou o ministro.

O encontro, realizado na subestação da Light no bairro do Tauá, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da diretoria da empresa. O prefeito criticou a demora na solução dos problemas e pediu uma postura mais firme do Ministério. “Algumas reuniões já foram feitas entre a prefeitura e a Light, e nós temos visto um certo jogo de empurra e enrolação por parte da empresa. A população da ilha está corretamente indignada e não é aceitável que isso continue acontecendo”, disse Paes.

Entenda o que aconteceu

No dia 14 de julho, um apagão atingiu a Ilha do Governador, deixando a região sem luz por cerca de duas horas. Em algumas áreas, a energia demorou ainda mais para ser restabelecida.

O presidente da Light, Alexandre Ferreira Nogueira, atribuiu os apagões a ligações clandestinas e fraudes na rede de distribuição. Ele garantiu que a empresa está empenhada em finalizar as obras de melhoria até novembro. “Hoje, temos dois novos alimentadores de transmissão de energia na Ilha do Governador e vamos construir um terceiro. Nosso compromisso é manter a capacidade de geração de energia até o término das obras em novembro”, afirmou Nogueira.

Como a Light auxilia quem sofreu com os danos?

A Light também orienta os clientes que tiveram danos em aparelhos elétricos e eletrônicos a procurarem as agências da empresa na Ilha do Governador ou acessar o site agenciavirtual.light.com.br para solicitar reparos.

O pedido deve ser feito pelo titular da conta, com a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada. A concessionária analisará as informações apresentadas e enviará uma resposta ao consumidor.

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