Programa Voa Brasil deve ser lançado apenas para aposentados na semana que vem

Depois de uma sequência de adiamentos, o Programa Voa Brasil deve colocar a venda até 5 milhões de bilhetes

Após uma série de adiamentos, uma das principais promessas da campanha do Presidente Lula, o Programa Voa Brasil, que deverá oferecer passagens ao preço promocional de até R$ 200, será finalmente lançado na próxima quarta-feira, 24 de julho, em uma versão ainda “incompleta”, focando o desconto para os aposentados. 

Voa Brasil
Programa teve diversos atrasos no lançamento – Foto: Reprodução/ Banco de Imagens

Inicialmente, a ideia era que o projeto incluísse os alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. A previsão é que este grupo seja incluído numa segunda fase, ainda sem data de lançamento. 

A justificativa para a momentânea exclusão dos estudantes para uma segunda fase é de existem dificuldades técnicas para filtrar aqueles que cumprem o requisito de não ter viajado em 12 meses. No caso dos aposentados já existe uma base de dados que acompanham as viagens de avião

Neste primeiro ano de funcionamento, mais de 5 milhões de passagens aéreas para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. 

Quais passagens serão vendidas pelo Voa Brasil? 

Os bilhetes que serão oferecidos são aqueles que forem classificados como ociosos pela companhia aérea, ou seja, poltronas não vendidas por falta de demanda. Ainda não há detalhes sobre como funcionará a antecedência da compra das passagens, que depende da dinâmica de vendas. 

O plano é que seja criado um site específico para o programa, que deve ser acessado por meio do cadastro no gov.br. Esse banco de dados terá informações como, por exemplo, se a pessoa viajou no último ano.  

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você