Indicação para o Banco Central deve ser feita nas próximas semanas, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que sabatina para aprovar o nome será discutida entre Lula e Pacheco, em razão do período eleitoral

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve indicar o nome do próximo presidente do Banco Central (BC) a partir do próximo ano. De acordo com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a sabatina deverá ser discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula - Banco Central
Lula deve tomar a decisão sobre Banco Central em outubro – Foto: Reprodução/GovernoFederal

“Entrou no radar do presidente essa questão. Ele ficou de discutir com o presidente Pacheco essa questão da sabatina e do calendário eleitoral, para garantir que o nome indicado (para presidência do Banco Central) possa ser sabatinado nesses esforços concentrados”, disse a jornalistas nesta terça-feira (13/8).

Próximo presidente do Banco Central será sabatinado

A etapa da sabatina é crucial para a aprovação do indicado pelo presidente. Devido ao período eleitoral, a expectativa é que ela aconteça em outubro. Haddad afirmou ainda que a indicação só ocorrerá após a conversa com Pacheco.

Ao ser questionado sobre a escolha de Lula para o próximo presidente do BC, Haddad destacou que essa decisão é uma prerrogativa exclusiva do presidente. O favorito para assumir a vaga é o atual diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, que foi o número dois de Haddad na Fazenda.

O que é uma sabatina?

Uma sabatina é uma sessão formal de questionamentos e avaliações, geralmente realizada em um contexto oficial, como em comissões legislativas ou órgãos de governo.

Durante uma sabatina, uma pessoa indicada para um cargo público, como ministro, embaixador ou membro de uma corte superior, é submetida a perguntas feitas por membros de um parlamento ou senadores, que analisam suas qualificações, conhecimentos e opiniões sobre temas relevantes para a função que poderá ocupar.

O objetivo da sabatina é garantir que o candidato possua as competências e a idoneidade necessárias para o cargo, permitindo que os membros da comissão tomem uma decisão informada sobre sua aprovação ou rejeição.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você