Impacto do Brexit na economia do Reino Unido está piorando, alerta estudo

O Brexit foi a saída do país do bloco da União Europeia, formalizada em 31 de janeiro de 2020

As regras do Brexit para as empresas britânicas provocaram uma queda no comércio de bens entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), e a tendência é de piora daqui para frente, segundo estudo da Aston University Business School. Muitos produtores menores desistiram de exportar pequenas quantidades para a Europa após enfrentarem regras e regulamentações.

Balança comercial - Superávit -Exportações
Exportações do Reino Unido foram impactadas pela implementação dos estrangeiros – Foto: Reprodução/Canva

Entre 2021 e 2023, o relatório calculou uma queda nas vendas de bens para o continente de 27%. Os bens importados foram 32% menores do que poderiam ter sido, caso o Brexit não tivesse ocorrido.

O documento não inclui o setor de serviços, categoria que teve um desempenho acima do esperado pelos especialistas após a implementação do Brexit.

Variedade de produtos após o Brexit

A variação de produtos de exportação comercial também diminuiu, de acordo com o estudo, com 1.645 tipos a menos de produtos britânicos exportados para todos os países da UE.

Os autores da análise afirmaram que essa mudança se deve ao fato de pequenos produtores britânicos terem desistido de exportar remessas para determinados países após encararem um alto nível de burocracia nos negócios.

Mary Quicke, da Quicke’s Cheeses em Devon, disse em entrevista ao programa Today, da BBC, que achou “muito, muito difícil lidar com todos os encargos regulatórios”.

Ela afirmou que costumava fornecer diretamente para quatro clientes na UE, mas “tivemos que entregá-los a outra pessoa”. “Nós simplesmente não temos pessoas para cuidar da papelada”, concluiu.

O que é o Brexit?

Em 23 de junho de 2016, o Reino Unido realizou uma consulta popular para decidir se o país deveria permanecer na União Europeia (UE) ou deixar o bloco. Com 51,9% dos votos, venceu a posição favorável à saída da UE. Conhecida como Brexit, a saída do Reino Unido da UE foi formalizada em 31 de janeiro de 2020.

Brexit
Saída da União Europeia completa 4 anos em 2024 – Foto: Reprodução/Canva

Durante o ano de 2020, quando vigorou o “período de transição”, o governo britânico e a Comissão Europeia negociaram os termos de seu relacionamento futuro. A partir de 1º de janeiro de 2021, o acordo entre as partes e as novas regras comerciais foram então implementados.

Como membro da UE, o Reino Unido tinha seu comércio internacional regido pelas normas do bloco europeu. Com o Brexit, aspectos logísticos, tarifários, exigências alfandegárias e regulamentos sofreram mudanças no mercado britânico.

Condução do Brexit

O processo do Brexit, que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia, foi conduzido principalmente por três primeiros-ministros: David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.

  • David Cameron foi o responsável por convocar o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia em 2016, cumprindo uma promessa de campanha. Embora ele tenha apoiado a permanência na UE, a vitória do “Leave” (52% contra 48%) levou à sua renúncia logo após o referendo.
  • Theresa May assumiu o cargo em julho de 2016 e teve a tarefa de negociar a saída com a União Europeia. Ela ativou o Artigo 50 em março de 2017, formalizando o início do processo de saída. May enfrentou grandes dificuldades para aprovar seu acordo de saída no Parlamento, o que levou à sua renúncia em 2019, após várias derrotas.
  • Boris Johnson substituiu May e, sendo um dos principais defensores do Brexit durante a campanha do referendo, conseguiu renegociar o acordo com a União Europeia. Com uma maioria parlamentar significativa após as eleições de 2019, Johnson conduziu o Reino Unido à saída oficial da UE em 31 de janeiro de 2020.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você