Executivo da Enel minimiza número de clientes ainda sem energia e afirma que número está dentro da normalidade de operação da empresa
O presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, anunciou na última quinta-feira, 17 de outubro, o fim da crise causada pelo temporal que afetou 3,1 milhões de clientes na Grande São Paulo na sexta-feira, 11 de outubro. No entanto, 36 mil clientes da companhia ainda não recebem fornecimento de energia elétrica em toda a região metropolitana.

Enel diz estar em situação de normalidade
Durante uma coletiva de imprensa, o executivo minimizou o número e afirmou que este patamar está dentro da normalidade da operação da empresa. “Estamos com 36 mil clientes sem energia, o que significa uma operação muito próxima da normalidade. Temos 8,2 milhões de clientes e, numa operação regular, esse número oscila em torno de 36 mil. Continuamos com nossa força-tarefa mobilizada no campo, priorizando os casos mais antigos”, declarou.
Inicialmente, a empresa informou que 2,1 milhões de clientes tiveram o abastecimento interrompido, porém o presidente corrigiu o número para 3,1 milhões. Segundo Lencastre, o apagão do dia 11 foi o evento mais grave enfrentado pela empresa desde 1995.
Investimentos nos próximos anos
Devido à pressão pública, o presidente anunciou que a empresa irá investir R$ 6 bilhões em melhorias nos próximos anos e reafirmou o compromisso com o país, além da contratação de 1,2 mil eletricistas.
Lencastre lamentou o apagão e ressaltou a necessidade de modernização para combater a crise climática. “Os eventos climáticos não estão previstos no nosso contrato, a gente acredita que a modernização do contrato é importante para uma melhoria de qualidade e é preciso colocar essas melhorias nos contratos”, frisou.
Sobre o fortalecimento da rede, ele ponderou que as redes subterrâneas são difíceis de instalar e custam até 10 vezes mais do que a fiação aérea. A companhia se prepara para atuar nos próximos eventos, quando há previsão de um novo temporal.
Punições para a Enel
Ainda neste ano, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) aplicou uma multa no valor de R$ 13 milhões à Enel Distribuidora São Paulo por falhas no restabelecimento da energia elétrica na cidade de São Paulo entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. A medida foi publicada no site do Diário Oficial da União.
Para o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a Enel falhou em implementar políticas eficazes de prevenção e resposta rápida aos eventos climáticos e “adotou más práticas que prejudicam a qualidade do serviço prestado, como a demissão de funcionários qualificados e a intensificação da terceirização”, destaca.
Segundo nota divulgada pela Senacon, não foram levados em consideração para o cálculo da multa a condição financeira da empresa, a extensão do dano e também a natureza e a gravidade da conduta praticada.
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, explica quais foram os critérios levados em consideração para a aplicação da multa.
“Foram consideradas reclamações de cidadãos nos sistemas de atendimento de consumidores gerenciados pela Senacon (o ProConsumidor e o consumidor.gov.br), notícias de diferentes veículos de imprensa e dados e informações disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acerca da demora da empresa no restabelecimento dos serviços interrompidos e do elevado tempo médio de atendimento a emergências”, afirma.
Locais de atendimento da Enel
A Enel, empresa de energia elétrica, possui diversos locais de atendimento no Brasil para atender clientes com serviços como consultas de faturas, solicitação de ligação de energia, manutenção e outros serviços. Os principais pontos de atendimento estão localizados nas regiões onde a Enel atua, como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
Os clientes podem se dirigir às lojas físicas, que funcionam em dias úteis, ou utilizar os canais digitais, como o aplicativo Enel, site oficial e atendimento telefônico, disponíveis 24 horas para oferecer suporte e resolver demandas de maneira eficiente.