O governo da França anunciou que vai intensificar os controles sobre a importação de alimentos, com foco especial em frutas provenientes de países fora da União Europeia (UE), incluindo integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além da Bolívia, que aderiu formalmente em 2024).
A medida foi divulgada no domingo, dia 4 de janeiro de 2026, e ocorre em meio a protestos de agricultores franceses que questionam acordos comerciais e alegam concorrência desleal com produtos estrangeiros.