Hoje é o dia da divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de janeiro
No Brasil, a inflação oficial, medida pelo IPCA, acelerou para 0,83% em fevereiro, impulsionada pelo aumento nos preços da gasolina e nos reajustes escolares, superando a taxa de 0,42% registrada em janeiro e ficando abaixo das expectativas do mercado.
A Inteligência Financeira também analisou se esse índice divulgado afetaria as perspectivas para a taxa Selic. Além do IPCA, o mercado foi influenciado pelos dados de inflação dos Estados Unidos. O CPI subiu 0,4% em fevereiro em relação a janeiro, surpreendendo negativamente os investidores.
Os dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS) dos Estados Unidos no dia 12 deixaram o mercado um pouco menos otimista em relação ao ciclo de cortes de juros do Federal Reserve (Fed).
É importante notar que a bolsa de valores encerrou o dia com alta de 1,22%, atingindo 127.667,84 pontos. Por outro lado, o dólar teve uma desvalorização de 0,07%, sendo cotado agora a R$ 4,9748.
Confira a agenda detalhada
- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9h, os dados da Produção Industrial Mensal: Produção física regional referentes a janeiro.
- O Ministério do Trabalho anuncia os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro.
- Os dados sobre os estoques de petróleo até sexta-feira da semana passada serão publicados às 11h30 pelo Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos.
- A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentará seu relatório sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países do G20.
- No Reino Unido, a produção industrial, o saldo da balança comercial e a leitura mensal do PIB de janeiro serão publicados às 4h pelo departamento de estatísticas.
- Na Eurozona, os dados da produção industrial de janeiro serão divulgados às 7h pelo Eurostat.