[anhembi_header_banner]

Mastercard e Visa fecham acordo bilionário para reduzir taxa de maquininhas nos EUA.

O acordo estimado em R$ 30 bilhões ainda assegura aos comerciantes que os valores não aumentarão durante 5 anos.

A Visa e a Mastercard chegaram a um acordo durante a semana para reduzir as tarifas que os estabelecimentos comerciais nos Estados Unidos pagam quando os clientes usam cartões de crédito em suas lojas nos próximos cinco anos.

O acordo foi anunciado após anos de uma ação coletiva antitruste movida pelos comerciantes e visa proporcionar economia significativa para eles. Segundo comunicados separados, os lojistas devem economizar cerca de US$ 30 bilhões em “tarifas de transações no curto prazo”, de acordo com um comunicado de imprensa dos advogados que os representam.

Essas tarifas, conhecidas como intercâmbio, são cobradas pelas bandeiras dos cartões para remunerar os emissores de cartões, geralmente bancos e fintechs. Elas compõem a MDR, a taxa de desconto que as empresas de “maquininhas” recolhem dos lojistas.

No acordo, a Visa e a Mastercard concordaram em reduzir a tarifa de transação atual para cada lojista em pelo menos 0,04 ponto percentual. Além disso, dentro de até cinco anos, a tarifa média em todo o sistema para ambas as bandeiras de cartão de crédito terá de ser pelo menos 0,07 ponto percentual abaixo da média atual. No entanto, o acordo está sujeito à aprovação do Tribunal Distrital dos EUA de Nova York.

Benefícios do acordo

Taxas de intercâmbio mais baixas: o acordo entre Visa e Mastercard resultará na redução das taxas de intercâmbio para os comerciantes nos Estados Unidos. Essas taxas de câmbio permanecerão limitadas, sem aumentos, durante um período de 5 anos.

Novas maneiras de gerenciar custos: além da redução das taxas, o acordo oferece aos comerciantes maior flexibilidade no ponto de venda. Isso inclui a oportunidade de escolher métodos de pagamento preferenciais e mais opções em relação à cobrança de sobretaxas.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal