Brasileiros estão investindo cada vez mais em produtos financeiros, diz pesquisa

A pesquisa revela que 55% dos investidores pertencem às classes A e B, seguidos por 38% na classe C e 20% na classe D

O número de brasileiros que estão investindo em produtos financeiros registrou um leve aumento de 2022 para 2023, alcançando 37%, um ponto percentual a mais que no ano anterior, conforme apontado pela 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A pesquisa revelou que 55% dos brasileiros das classes A e B possuem investimentos financeiros, seguidos por 38% na classe C e 20% na classe D.

Brasileiros investindo
Brasileiros estão investindo mais – Foto: Reprodução/Internet

Entre os produtos de investimento pessoal, a caderneta de poupança permanece a mais popular, com 25% de adesão. Títulos privados e fundos de investimento, assim como moedas digitais, são opções para 5% e 4% da população, respectivamente. Houve também uma ligeira diminuição de 58% para 57% na parcela da população que afirma não conhecer ou não utilizar produtos financeiros de investimentos.

O que é o mercado financeiro?

De acordo com Bruno Lima, CEO e fundador do Método Nômade, que possibilita que os operadores continuem investindo de qualquer local, sem estarem presos a um ambiente físico fixo, o termo “mercado financeiro” tem sido muito utilizado por conta do crescimento no número de brasileiros que têm se tornado ativos na área de investimentos.

“É muito provável que você tenha se deparado com termos como debêntures, Letras de Crédito, títulos imobiliários, renda fixa e variável, taxa Selic, entre tantos outros. Por definição, mercado financeiro é um ambiente de comercialização de mercadorias (produtos agrícolas, ouro), câmbio (moedas estrangeiras) e valores mobiliários (títulos, ações, opções)”, explica.

Como os brasileiros estão investindo?

O especialista acrescenta que diversas instituições estão envolvidas nessas negociações que, além de facilitarem a relação entre os agentes, também regulam e fiscalizam as transações realizadas. O papel do investidor é o de disponibilizar dinheiro com o intuito de multiplicá-lo e existem diversos caminhos para isso, mas todos partem da mesma premissa: o capital é destinado a uma determinada aplicação que oferece valorização com base nas diretrizes acordadas entre as partes.

Para ele, é importante ter um panorama geral sobre os diferentes tipos de investimentos disponíveis, desde renda fixa, que permite fazer uma projeção da rentabilidade no ato do investimento, até renda variável, onde não há garantia de retorno, mas que oferece potencial de retornos mais elevados. É preciso ainda entender como funciona o mercado de capitais, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado monetário, além de como cada um deles pode ser uma peça importante na estratégia de investimento e principalmente saber onde se está investindo.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você