Brasil soma mais de 90 milhões de empreendedores (potenciais e em atuação) em 2023, segundo pesquisa do Sebrae
Segundo pesquisa do Sebrae, o Brasil somou mais de 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores em 2023, com a segunda maior população adulta do mundo que deseja empreender em até três anos, atrás apenas da Índia. Outro dado aponta que o Brasil abriu 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, o que representa uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia.
Maior feira de franquias no mundo
A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, chega à sua 31ª edição com um recorde de marcas expositoras: 440. O evento ocorre de 26 a 29 de junho de 2024, nos pavilhões Branco e Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. A feira reunirá, em 32 mil m² de área total, redes de franquia (tradicionais e estreantes) do Brasil e de outros países, e espera uma visitação superior a 60 mil pessoas.
Dentre as novidades, a organização da feira já identificou grande interesse de novos expositores (são 112 estreantes neste ano), marcas famosas aderindo ao franchising e presença forte, além de Alimentação e Educação, de segmentos como Casa e Construção, Estética, Moda e nichos como óticas, minimercados, economia compartilhada (franquias de locação), carro por assinatura e até franquias de licitações e portaria remota de prédios.
Crescimento de franquias no país
Segundo a ABF, o mercado de franquias superou as expectativas em 2023 e cresceu 13,8%, alcançando um faturamento de R$ 240,6 bilhões, 195,8 mil operações (+6,2%) e 3,3 mil marcas franqueadoras (+3,6%). No 1º trimestre deste ano, o setor acelerou e teve um crescimento nominal de 19,1%.
“Nos últimos anos, o franchising se consolidou não apenas como uma plataforma para implementar e escalar negócios com sustentabilidade, mas como um ecossistema colaborativo muito forte e que não para de crescer. A feira é, justamente, uma oportunidade de mergulhar nesse universo e ter contato próximo com as marcas líderes do setor e novos entrantes. Ou seja, expandir ou abrir um negócio com sólidas referências”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Ele acrescenta: “O franchising continua a atrair novas marcas e nichos, o que gera oportunidades interessantes, e a tecnologia tem tornado a jornada de implantação e gestão facilitada. Soma-se a isso o conteúdo sobre o franchising dos principais especialistas do setor e temos uma boa base para o empreendedorismo”.
Para o presidente da Informa Markets, Marco Basso, a feira é uma grande oportunidade de expandir contatos profissionais. “Ainda notamos uma demanda reprimida no mercado de grandes eventos. As pessoas desejam viajar e encontrar outras pessoas. A ABF Expo é o ponto de encontro do franchising e referência para lançamentos, inovações e a geração de negócios”.
Principais segmentos presentes
A feira trará franquias com investimento inicial a partir de menos de R$ 10 mil até cerca de R$ 3 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Educação, Saúde, Beleza e Bem-estar, Casa e Construção, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos, Comunicação, Informática e Eletrônicos, e Serviços e Outros Negócios, incluindo opções de microfranquias, franquias digitais, móveis e outros.
A ABF Franchising Expo oferece também áreas temáticas para aprofundar a experiência. A Arena do Conhecimento terá palestras gratuitas (com dois espaços simultâneos) sobre temas como lei do franchising, como obter crédito e gerir finanças, conceitos-chave do setor, microfranquias, contrato de franquia, como selecionar uma rede para investir, liderança feminina e empreendedorismo afro, com a participação de marcas famosas, consultores e advogados referência neste mercado.
Já o Espaço Microfranquias traz 20 opções de investimento em franquia que variam desde R$ 6,7 mil (agência de viagem digital) até R$ 132,5 mil (minimercado autônomo).
No Espaço Startups, haverá 11 empresas nascentes, além da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), do CUBO e da LIGA Ventures, com soluções inovadoras para franquias em termos de sistemas de gestão, comunicação, geolocalização, aprendizagem corporativa, gestão de dados, contratação de mão de obra, criação de conteúdo e campanhas, adaptação à LGPD e chatbot.