Um bom porta-voz precisa trabalhar diversas habilidades, como comunicação clara e objetiva, dominar o assunto e transmitir confiança
Em um mercado econômico cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas precisam se destacar e colocar a marca em evidência. Uma das formas de se comunicar com o público e ter posicionamento é manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação. Para isso, a figura do porta-voz se tornou crucial para a construção e manutenção da reputação corporativa.
Ele deve ser visto como a figura confiável e acessível da empresa. A assessora de imprensa e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, Renata Brito, ressalta que o porta-voz precisa transmitir credibilidade, profissionalismo e empatia.
“É fundamental que ele se apresente de maneira articulada e que entenda o assunto, sem parecer que foi ensaiado. É preciso também cuidar da aparência, além de ter uma postura aberta e receptiva para engajar com o público. A presença de alguém preparado pode determinar o sucesso da mensagem transmitida pela empresa para a imprensa”, disse Renata.
O perfil de um bom porta-voz
Para que alguém leve o nome da empresa de maneira eficaz e assertiva, é preciso ter algumas características específicas e trabalhar o perfil de um porta-voz comunicador. Renata explica ainda que o conhecimento vai além de entender todos os processos da empresa, tem que saber transformar termos técnicos em uma linguagem acessível para o público-alvo.
“Um bom porta-voz tem uma comunicação clara e objetiva. Em uma entrevista com um jornal, por exemplo, essa pessoa não deve usar jargões técnicos da área porque quem vai ler ou assistir o conteúdo pode não entender a mensagem”, explica a assessora de imprensa.
Além de trabalhar a comunicação, outras orientações são fundamentais na hora de se posicionar com um veículo de imprensa:
● Dominar o assunto: o porta-voz deve ter um conhecimento profundo sobre a empresa, o setor em que atua e aquilo que está falando. É preciso saber sobre os produtos, serviços, processos, novidades e o propósito da marca. Isso permite que ele se posicione com confiança e transmita credibilidade;
● Habilidades: saber falar em público, gerenciamento de crise e lidar com entrevistas e improvisos são algumas das habilidades essenciais para um bom porta-voz. Ele precisa manter a calma e a postura mesmo sob pressão.
Um porta-voz eficaz não apenas representa a empresa, mas também personifica seus valores e missão, fortalecendo a conexão com o público. Sua habilidade em comunicar de forma clara e empática, adaptando-se às diferentes situações e contextos, pode ser um diferencial crucial para o sucesso da estratégia de comunicação corporativa. Em um ambiente onde a percepção pública pode ser influenciada rapidamente, contar com um porta-voz preparado é um investimento estratégico para consolidar e proteger a reputação da marca.