Comércio tem 5ª alta consecutiva em maio, maior sequência dos últimos 4 anos

No mês de maio, o desempenho do comércio cresceu 1,2% na comparação com abril

As vendas do comércio no mês de maio cresceram 1,2% em comparação com o mês de abril, o que representa o quinto resultado positivo consecutivo. Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 11 de julho, mostram que o setor acumula um ganho de 5,6% em 2024 e 3,4% nos últimos 12 meses.

Comércio
Quinta alta consecutiva para o varejo – Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo o IBGE, a última vez que o comércio apresentou um resultado como este foi há 4 anos, no segundo semestre de 2020.

Crescimento do comércio

Dos oito setores analisados pelo levantamento, cinco apresentaram alta no mês de maio. O principal impacto positivo veio dos hiper e supermercados, que tiveram um avanço de 0,7% nas vendas, marcando o segundo mês seguido de alta. Esse segmento responde por mais da metade (54,7%) do volume de vendas do comércio.

Logo na sequência, está a atividade de artigos de uso pessoal e doméstico, com uma expansão de 1,6%. Apresentaram evolução positiva as atividades de tecidos, vestuário e calçados (2,0%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%).

Em contrapartida, ficaram no campo negativo os segmentos móveis e eletrodomésticos (-1,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,5%).

Vendas crescem em 16 estados

A variação no volume de vendas no comércio varejista foi positiva em 16 das 27 unidades federativas, em relação ao mês de abril, sendo os principais destaques: Amapá (3,4%), Mato Grosso (3,0%) e Maranhão (2,2%).

Por outro lado, com variações negativas, figuram 11 das 27 unidades da federação, com destaque para: Roraima (-5,9%), Espírito Santo (-2,6%) e Acre (-1,7%).

Na comparação com maio de 2023, levando em conta as 27 unidades federativas como um todo, a variação das vendas foi positiva em 8,1% em todas elas, com destaque para: Amapá (29,4%), Paraíba (14,9%) e Bahia (12,2%).

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você