Golpe do “Pix Errado”: saiba o que é e como se proteger

Criminosos têm utilizado o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para aplicar um novo golpe digital

A tecnologia do Pix chegou para facilitar a vida de milhões de brasileiros, justamente por ser uma forma de pagamento rápida e simples, sem a necessidade de pagar uma taxa ao banco por cada transferência. Porém, muitos criminosos têm se aproveitado dessa ferramenta para aplicar golpes.

Pix
Golpe do pix errado tem feito vítimas pelo país – Foto: Reprodução/ Banco de Imagens

Um caso recente foi o do professor Luiz Cezar Lustosa Garbini, que perdeu R$ 700 em uma devolução de um suposto Pix feito por engano para a conta dele.

Golpe do Pix Errado

Um dos mais comuns é o golpe do “Pix errado”, em que a vítima recebe um contato do golpista afirmando que realizou uma transferência “sem querer” e pede para que o dinheiro seja devolvido.

Ao se sentir pressionada, a pessoa faz a devolução do Pix e, além disso, ainda tem o valor recebido retirado da conta pela instituição, por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O que é o MED?

Segundo o Banco Central, o MED é um mecanismo exclusivo do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades de a vítima reaver os recursos.

Banco Central

Ferramenta criada pelo Banco Central ajuda a recuperar recursos perdidos por meio do pix- Foto: Reprodução/ Banco Central

O registro do pedido de devolução na instituição financeira do cliente deve ser feito em até 80 dias da data em que o Pix foi feito, quando for vítima de fraude, golpe ou crime.

Qual a maneira correta de devolver um Pix feito por engano?

Para devolver um valor recebido por meio do Pix, basta acessar a transação que foi feita para a sua conta e que você deseja devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução (pode ser o valor total ou parcial).

O pagador pode tentar entrar em contato com a pessoa, buscando sua agência ou instituição, para tentar ter seu dinheiro de volta.

O que fazer em caso de um golpe ou fraude?

Veja um passo a passo disponibilizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no caso de sofrer algum tipo de golpe por meio do Pix:

  1. Ao perceber que foi vítima de um golpe, o cliente deve entrar em contato com seu banco através do aplicativo ou pelos canais oficiais e acionar o MED.
  2. O banco irá avisar a instituição do suposto golpista, que bloqueará o valor disponível em sua conta.
  3. O caso será analisado. Se concluírem que não houve fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, o cliente receberá o dinheiro de volta, dependendo do montante disponível na conta do golpista.
  4. O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente Pix de sua instituição, por exemplo, quando ela efetua uma transação em duplicidade.

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