Brasil está entre os 15 maiores mercados de viagens

Levantamento da Phocuswright revela que o país entrou no ranking, desbancando a Escandinávia, que, em 2022, ocupava a 15ª posição

O Global Travel Market Report 2024, divulgado pela empresa de análises norte-americana Phocuswright, mostra que o Brasil entrou para o ranking dos maiores mercados de viagens do mundo, ocupando a 15ª posição, posto que pertencia à Escandinávia em 2022. Essa análise corresponde ao desempenho dos países em 2023. Junto com o México, que ocupa a 11ª posição, os resultados se destacam entre os países latino-americanos.

Brasil - Turismo
Brasil chega ao top 15 países mais visitados no mundo – Foto: Reprodução/Canva

Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), até o fim de 2024, espera-se que 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitem o Brasil. Esse número representaria um crescimento de 11,8% em comparação com 2023.

Brasil melhora a imagem internacional

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que esta é mais uma mudança positiva na imagem do Brasil no mercado internacional, o que impacta na atração de turistas internacionais para os destinos brasileiros. “Em 2023, recebemos 5,9 milhões de estrangeiros, 62,7% a mais que em 2022. Já as despesas desse público atingiram o recorde de R$ 34,5 bilhões, 1,5% acima de 2014, quando sediamos a Copa do Mundo de Futebol. E os dados de 2024 também indicam um horizonte extremamente promissor”, disse Sabino em nota para a imprensa.

O ranking também mostra que os Estados Unidos seguem como o maior mercado mundial de viagens, seguidos por China, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, respectivamente.

Em 2023, os Emirados Árabes Unidos arrecadaram US$ 44 bilhões (R$ 240 bilhões), representando mais da metade do mercado de viagens do Oriente Médio. Com exceção da Rússia, que vive uma guerra com a Ucrânia e caiu cinco posições no ranking, todos os países citados na pesquisa tiveram um crescimento anual notável até o ano passado.

A receita turística do governo russo, em comparação com os valores de 2019, caiu 25%, totalizando US$ 27 bilhões (R$ 147 bilhões), e a Rússia ficou à frente do Brasil, na 14ª posição.

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