Mark Schneider, atual CEO da empresa, será substituído por Laurent Freixe a partir de 1° de setembro
O CEO da Nestlé, Mark Schneider, líder de uma das maiores empresas alimentícias do mundo, deixará o cargo a partir de setembro, sendo substituído por Laurent Freixe, conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira, 22 de agosto. A mudança ocorre em um momento de transição para a companhia, que busca atrair novamente os consumidores, desanimados pelo aumento dos preços devido à inflação, a consumir os produtos da marca.
Schneider, que foi bastante valorizado pelos investidores nos primeiros anos à frente da empresa, destacou-se ao lidar com a pressão do fundo ativista Third Point, vendendo unidades não essenciais, como o negócio de saúde da pele, e focando na expansão das linhas de nutrição e bem-estar.
Recentemente, porém, uma série de contratempos prejudicou a imagem da Nestlé, incluindo um prejuízo de US$ 2,1 bilhões decorrente de um investimento em um medicamento para alergia a amendoim feito no ano passado. Além disso, problemas de T.I. resultaram na escassez de produtos na unidade de vitaminas e minerais.
A fabricante do Nescafé também tem enfrentado uma estagnação nas vendas, em grande parte devido ao receio dos consumidores nos Estados Unidos, causado pelo aumento dos preços dos produtos após um período de alta inflação.
Quem é o novo CEO?
Laurent Freixe, atualmente vice-presidente executivo e CEO da região da América Latina, será o novo CEO da Nestlé. Freixe, que está na empresa há muitos anos, possui um profundo conhecimento do funcionamento da companhia. De acordo com informações do site da Nestlé, ele ingressou na empresa em 1986 e construiu sua carreira nos setores de Marketing e Vendas.
Em 1999, Freixe tornou-se chefe da divisão de nutrição da Nestlé França e foi nomeado CEO da Nestlé Hungria em 2003. Em 2007, assumiu o cargo de CEO da Nestlé Região Ibérica. Em novembro de 2008, Laurent ingressou no Conselho Executivo da Nestlé SA como Vice-Presidente Executivo, responsável pela Zona Europeia, e foi nomeado em 2014 Diretor Executivo da Zona das Américas, a maior região da Nestlé.
Com a nova estrutura geográfica da Nestlé, estabelecida em janeiro de 2022, Laurent foi nomeado Vice-Presidente Executivo e CEO da Zona América Latina.