Geração Z: conheça movimento que investe na qualificação de jovens para o mercado de trabalho

Empresas juniores são organizações formadas por universitários, principalmente na Geração Z, que oferecem serviços de consultoria a preços acessíveis

Segundo última pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o número de jovens de 14 a 24 anos que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego caiu no último ano, saindo de 4,88 milhões no primeiro trimestre de 2023 para 4,62 milhões no mesmo período deste ano. 

Reforma tributária mundo digital, mundo analógico Geração Z Reprodução: Canva
Geração Z tem obtido experiencia profissional nas empresas juniores – Foto: Reprodução/Canva

Embora o número de jovens “nem nem” (nem trabalham e nem estudam) ainda seja expressivo no país, movimentos idealizados por organizações como a Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores, mostram que ainda existem milhares de jovens da Geração Z empenhados em se profissionalizar e buscar o seu espaço no mercado de trabalho. 

O que é a Geração Z? 

A famosa Geração Z (GenZ), pessoas que nasceram entre os anos de 1998 e 2010, são nativos digitais que estão, cada vez mais, moldando e dominando os espaços dentro do mercado de trabalho. 

E, mesmo que haja muitos em situação de vulnerabilidade e desemprego, outros tantos buscam desde cedo por profissionalização, educação e oportunidades, apostando no empreendedorismo, como é o caso dos jovens que atuam em empresas juniores incubadas dentro de universidades e que compõem o Movimento Empresa Júnior, presente em todos os estados do Brasil. 

Atualmente, o movimento conta com mais de 32 mil empresários juniores, 1612 empresas juniores, está inserido em mais de 361 universidades de todo o Brasil, já entregou mais de 24 mil soluções para diversas áreas de serviços e soma um faturamento de mais de R$ 87 milhões. 

A missão do movimento é atuar como um agente de formação de lideranças empreendedoras comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor.

Crescimento das empresas juniores

De acordo com o presidente executivo da Brasil Júnior, Elias Gabriel, o número de jovens participantes do movimento cresce a cada ano e mostra como a nova geração está cada vez mais preocupada com o futuro. “Sabemos que ainda existem muitos jovens fora das escolas e universidades, mas também temos um expressivo número de lideranças juniores empenhadas em se profissionalizar, empreender e transformar a sua realidade e a do seu país, mostrando suas habilidades e talentos”, observa. 

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