Produção de petróleo e gás no Brasil sobe 2,8% em junho

O mês de junho registrou 3,409 milhões de barris de petróleo por dia, com quase 80% de participação do pré-sal

A produção de petróleo e gás natural cresceu 2,8% no Brasil durante o mês de junho, atingindo 4,353 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), com uma participação de 78,7% da produção na região do pré-sal, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última quinta-feira, 8 de agosto.

Petróleo
Brasil tem alta na produção do mes de julho – Foto: Reprodução/Canva

A produção de barris de petróleo por dia (bpd) alcançou 3,409 milhões, um ganho de 2,7% em comparação com maio. A produção de gás natural chegou ao patamar de 150 milhões de metros cúbicos por dia, 3,1% a mais do que no levantamento anterior.

Pré-sal contribui com produção de petróleo

O pré-sal apresentou uma produção adicional de 3,424 milhões de boed em junho, em comparação com maio, um aumento de 3,3%.

A Petrobras, maior empresa brasileira e principal produtora nacional, registrou uma produção de 2,784 milhões de boed, sendo 2,152 milhões de bpd de petróleo e 100 milhões de metros cúbicos de gás natural. A segunda maior empresa do setor, Shell Brasil, produziu 472 mil boed, contra 465 mil boed em maio, uma alta de 1,5%, de acordo com a ANP.

Produção em alta no mundo todo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve a previsão de alta na demanda global por petróleo em 2024, que deve ser de 2,2 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com o relatório mensal publicado no dia 11 de junho. Para o ano que vem, a previsão da organização é de um aumento de 1,8 milhão de bpd na demanda mundial.

Dentro dos países que compõem a OCDE, o crescimento deve ser de 200 mil bpd neste ano e 100 mil bpd em 2025. Fora da OCDE, a previsão é de que haja avanços de 2 milhões de bpd no consumo este ano e 1,7 milhão de bpd no ano que vem.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você