[anhembi_header_banner]

X encerrará atividades do escritório no Brasil após embates de Elon Musk com Alexandre de Moraes

Segundo a empresa, o serviço permanece disponível para os usuários da plataforma no país

A rede social X, do bilionário Elon Musk, anunciou no último sábado, 17 de agosto, em post feito no próprio perfil da plataforma que irá “encerrar as atividades no Brasil”. A empresa anunciou que mesmo após o fechamento do escritório, o serviço continuará disponível no país. 

X - Elon Musk
Bilionário encerrará as atividades da plataforma no Brasil – Foto: Reprodução/Instagram

O comunicado informa que a decisão foi tomada por conta das medidas judiciais determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em um delas, o jurista ameaçou prender e multar a diretora do escritório no Brasil, Rachel de Oliveira Vila Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

No post divulgado, a empresa publicou uma cópia de uma suposta decisão do ministro. Porém, o processo tramita em sigilo e o documento não teve a autenticidade confirmada.

Confira a nota publicada pelo X no último sábado

“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nossa representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.

Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.

O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer: democracia ou Alexandre de Moraes” escreveu a empresa. 

Moraes determina bloqueio de contas consideradas antidemocráticas

Recentemente, Moraes emitiu algumas determinações que obrigavam a rede social a bloquear perfis que publicavam constantemente mensagens antidemocráticas ou de propagação de ódio.

A empresa, no entanto, não teria obedecido às determinações, o que provocou uma multa milionária, no valor de R$ 1,4 milhão,  por conta dos descumprimentos. 

O bilionário sul-africano Elon Musk, chegou a atacar Moraes em postagens feitas no mês de abril e ameaçou reativar contas bloqueadas anteriormente, quando a plataforma ainda se chamava Twitter e não havia sido adquirida pelo empresário.  

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal