A comida natural para cães e gatos é uma alternativa saudável à ração, com alimentos frescos e balanceados
Quem aqui é dono de pet, com certeza já passou pela situação de estar comendo e ele babar pela comida, não é? Com isso, até bate aquela dó de não poder oferecê-la, visto que a comida humana, pelo menos da forma que nos servimos, não é indicada para os bichinhos. No entanto, o que nem todos sabem é que existe comida natural específica para os nossos companheiros de quatro patas.
Hoje, no mercado de pets, é possível encontrar marcas e lojas que trabalham com este tipo de alimentação. É o caso da To Go Congelados em Rio Preto, especializada em refeições congeladas, que conta com uma linha pet exclusiva, com variados sabores.
O mercado de congelados cresce a cada dia. Segundo relatório da Mordor Intelligence Private Limited, seu crescimento está estimado em 453,99 bilhões de dólares neste ano em todo o mundo. O segmento pet pode agregar ainda mais neste setor, pois o Brasil é o terceiro maior país do mundo quando o assunto é a população pet.
Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o mercado pet brasileiro faturou R$ 68,7 bilhões em 2023, aumento de 14% em relação a 2022: recorde do segmento. Ainda, de janeiro a dezembro de 2023, o segmento de Alimentos para Animais de Estimação (o Pet Food), chegou a R$ 38,1 bilhões (55,5% do total). Esses dados confirmam o maior segmento do setor pet, com um faturamento que corresponde a mais da metade de todo o setor.
O que é comida natural para pets?
Primeiramente, é importante ressaltar que a comida ou alimentação natural (AN) para pet não tem nada a ver com o resto de comidas dos humanos, viu? Trata-se de um alimento fresco, que foi preparado, especialmente, para cães e gatos, sem passar pelo processamento industrial das rações e alimentos ultraprocessados.
É, portanto, uma dieta balanceada, 100% natural (sem aditivos), feita com alimentos frescos (carnes, legumes, verduras e cereais) de alta qualidade, cuidadosamente selecionados para atender às necessidades nutricionais e energéticas do seu bichinho. Assim, mais do que uma alternativa à ração tradicional: é comida de verdade, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde, especialmente pensada para os pets.
Todos os cachorros podem comer alimentação natural, do filhote ao idoso, de raça ou SRD (sem raça definida, o famoso vira-lata), pois as receitas são completas e balanceadas, contendo todos os nutrientes que o animal precisa de acordo com a fase de vida ou condição de saúde. Há, também, as opções de alimentação natural para gatos. Mas o ideal é procurar um veterinário para verificar se seu animalzinho possui alguma restrição ou intolerância.
Benefícios da comida natural congelada para pets
Os ingredientes utilizados na alimentação natural passam apenas por dois tratamentos em seu preparo, o cozimento e o congelamento. Desta forma, levam mínimos aditivos químicos. Vale destacar que é também um alimento com menor porcentagem de extrato etéreo (carboidratos) que a ração e com um alto índice de água, de 60 a 80% no total.
Estas propriedades levam a muitos benefícios para a saúde e organismo do seu bichinho. Este teor de água, que é sete vezes maior do que as dietas convencionais, ajuda a preservar o sistema renal do animal, além de potencializar a hidratação da pele. Com isso, não há necessidade de uma grande ingestão de líquido.
A ausência de conservantes químicos e a menor dose de carboidratos em relação à encontrada nas rações faz com que o animal tenha um organismo menos inflamado. A carga glicêmica também é menor, contribuindo para o controle da obesidade.
O fato de ser livre de conservantes, corantes, aditivos químicos, carboidratos simples como milho e soja e outros componentes artificiais, também diminui a incidência de alergia nos animais. É uma alimentação completa que representa a base para o desenvolvimento do sistema imunológico do cachorro.
Sem contar que a comida natural costuma ser mais atrativa para os animais por ter textura e sabor mais agradáveis ao paladar, o que a torna benéfica também para animais seletivos.