O publicitário, criador do Garoto Bombril e da Democracia Corintiana, morreu devido à falência múltipla dos órgãos
O publicitário Washington Olivetto, de 73 anos, morreu na tarde do último domingo, 13 de outubro, devido a uma falência múltipla dos órgãos, em um hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado havia 5 meses por complicações pulmonares.

Idealizador do Garoto Bombril e da Democracia Corintiana, Washington Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes. Além disso, ele é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards, em 2001.
Currículo de Olivetto
No vasto currículo do publicitário, constam comerciais marcantes como as campanhas do casal Unibanco, do cachorrinho da Cofap e do primeiro sutiã, da Valisere.
Seu trabalho trouxe reconhecimento de grandes nomes da cultura nacional, como Jorge Ben Jor, que se inspirou em Olivetto para criar as canções “Alô, Alô, W/Brasil” e “Engenho de Dentro”. Seu nome também inspirou pratos em diversos restaurantes.
O Garoto Bombril
A campanha com Carlos Moreno, o icônico Garoto Bombril, entrou para o Guinness Book of Records em 1994 como a publicidade que permaneceu mais tempo no ar com o mesmo ator. Criada em 1978 pela agência DPZ, a campanha surgiu com o desafio de renovar o slogan “Mil e uma utilidades”, que já fazia parte da marca Bombril desde os anos 1950.
A figura de Carlos Moreno tornou-se uma das mais reconhecidas da propaganda brasileira, protagonizou uma série de comerciais ao longo de décadas, sempre associada ao humor e à versatilidade dos produtos Bombril.
Ligação com o futebol e o mundo digital
Descendente de italianos da região da Ligúria, Olivetto nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Teve três filhos: Homero e os gêmeos Antônia e Theo. Seu pai, vendedor, foi uma grande inspiração para a carreira que trilhou no universo da publicidade.
Outra paixão de Olivetto era o futebol. Ele era um torcedor icônico do Corinthians e, em 1981, como vice-presidente do clube, foi um dos criadores do movimento conhecido como Democracia Corintiana. Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel homenageou Olivetto em seu desfile de carnaval cujo tema era a história da publicidade brasileira.
Durante a pandemia, em 2021, ao completar 70 anos, Olivetto lançou seu podcast, o W/Cast, em parceria com a HUB Mídia, e mergulhou no universo digital.
Importância do Festival de Cannes
O Festival de Cannes é um dos eventos mais importantes do cinema mundial, realizado todos os anos na cidade de Cannes, no sul da França. Criado em 1946, o festival busca promover a arte cinematográfica, oferecendo uma plataforma para que cineastas, atores e produtores apresentem suas obras a um público global. O evento dura cerca de duas semanas, normalmente ocorrendo em maio.
A relevância do Festival de Cannes vai além da simples exibição de filmes. Ele exerce um papel crucial na indústria cinematográfica ao revelar e impulsionar novos talentos, tanto diretores quanto atores.
Filmes apresentados no festival, especialmente aqueles que concorrem à Palma de Ouro, o prêmio máximo, recebem grande visibilidade internacional e, muitas vezes, conseguem distribuição em mercados ao redor do mundo.
Impactos na sétima arte
Além de exibir filmes, Cannes reúne críticos, jornalistas e profissionais do cinema, o festival cria um ambiente propício para networking e negócios. O festival também é um termômetro para tendências futuras no cinema, tanto no aspecto artístico quanto no comercial.
Sua capacidade de transformar produções independentes em sucessos internacionais e de influenciar o cinema global faz do Festival de Cannes uma das plataformas mais importantes para a sétima arte.