Em meio a muitas incertezas, as startups são ideias que quebram paradigmas do mercado
No Brasil, o ecossistema de startups tem crescido diariamente através de ideias inovadoras em diversos setores e apresentam soluções para problemas antigos.
Para entender melhor, conheça 5 exemplos de startups que estão revolucionando o modo de viver e empreender. Soluções inovadoras que já estão dando certo e gerando grandes impactos nos seus respectivos mercados.
Exemplos de startups
- Cora
Fundada em 2019, a Cora é uma fintech brasileira que fornece uma conta digital para pequenas e médias empresas (PMEs). A startup tem como principal objetivo facilitar a gestão financeira para empresários através de serviços como emissão de boletos, transferências gratuitas e ferramentas que auxiliam o controle financeiro.
A empresa nasceu com o intuito de simplificar processos bancários que pequenos empreendedores enfrentam, como dificuldade para obter crédito e gerenciar as finanças com instituições tradicionais. Seu diferencial está no atendimento personalizado e no foco em um segmento específico, além de solucionar as necessidades das PMEs.
- Salve
A Salve vem fazendo sucesso no setor de beleza e cuidados pessoais. Fundada em 2019, a marca de produtos de skincare aposta em fórmulas naturais e tem um relacionamento próximo com seu público nas redes sociais.
Através dos feedbacks e sugestões dos consumidores, a startup mostra seu diferencial ao envolver a comunidade no desenvolvimento dos novos produtos. Dessa forma, garante que os produtos atendam as necessidades e expectativas do público.
- Nama
Uma startup que desenvolve soluções de Inteligência Artificial (IA)? Sim, a Nama, fundada em 2015, une inteligência humana e artificial para facilitar a experiência do grande consumidor. Permite que empresas de diversos setores criem assistentes virtuais e autorizem o atendimento ao cliente.
Para que o atendimento ao cliente por chatbots seja mais ágil e os gastos operacionais das empresas reduzidos, a Nama tem como diferencial a personalização de suas soluções e o uso avançado de tecnologia de processamento de linguagem natural.
- Petlove
Fundada em 1999, a Petlove, uma das principais referências no mercado de produtos para animais de estimação, passou por processos de digitalização e hoje é uma plataforma de e-commerce especializada em produtos para pets.
Com o objetivo de facilitar a vida dos donos de pets, a startup coloca à disposição uma grande quantidade de produtos, desde rações até medicamentos, brinquedos e roupas. A conveniência de seus serviços e a entrega recorrente de produtos são seu diferencial.
- Liv Up
A Liv Up vem inovando o setor de alimentação com comidas saudáveis e práticas. Fundada em 2016, focando em praticidade e qualidade, a empresa fornece refeições prontas, com ingredientes frescos e orgânicos.
A marca se destaca pelo compromisso com a alimentação saudável e prática, além da sustentabilidade, parcerias com produtores locais e embalagens eco-friendly.
Como começar uma startup?
Não são apenas grandes ideias que fazem as startups terem sucesso. Existem alguns passos necessários para aumentar as chances de chegar lá, como por exemplo:
- Análise de mercado;
- Definição do projeto;
- Validação com o público;
- Desenho do modelo de negócio;
- Desenvolvimento do Produto Mínimo Viável (MVP).
O que são startups?
Startups são empresas jovens e inovadoras, geralmente voltadas para o desenvolvimento de soluções disruptivas em um cenário de incerteza. Elas se destacam por serem escaláveis, ou seja, têm o potencial de crescer rapidamente sem aumentar proporcionalmente seus custos operacionais. Startups frequentemente nascem com base em uma ideia que propõe soluções tecnológicas para problemas existentes ou cria novos mercados. O ambiente digital é comum para essas empresas, facilitando sua expansão global.
O modelo de negócios das startups tende a ser flexível e centrado na inovação, explorando novas oportunidades e utilizando metodologias como o lean startup que busca validar ideias e produtos de forma ágil com o mínimo de recursos.
Outra característica das startups é a busca por investimentos externos, como capital de risco (venture capital), para financiar seu crescimento. Esses investidores apostam no potencial de grande retorno financeiro, apesar dos riscos elevados.