Especialistas apontam quem os “summits” se tornaram uma tendência crescente em diversos segmentos e vieram para ficar
Os summits se tornaram uma grande tendência global, abrangendo diversas áreas como política, cultura e negócios, proporcionando oportunidades para troca de ideias e aproximação entre grupos, empresas e países. Um exemplo destacado mundialmente é o South Summit Brazil, mas há muitos outros de diferentes tamanhos e propósitos.
O que são os Summits?
Summits são eventos de grande escala focados em reunir líderes, especialistas e participantes de um determinado setor para discutir temas relevantes, compartilhar conhecimentos e explorar tendências. Normalmente, incluem palestras, painéis de discussão, workshops e oportunidades de networking. O objetivo principal é promover a troca de ideias e impulsionar inovações e colaborações.
Por que esses eventos têm se tornado populares?
A popularidade dos summits se deve às oportunidades que eles criam, servindo como uma plataforma para a disseminação de conhecimento atualizado e tendências emergentes em diversas áreas. Eles oferecem visibilidade para empresas e profissionais, permitindo que apresentem seus produtos, serviços e ideias a um público mais amplo.
Além disso, a multiplicidade de espaços e estruturas diferencia um summit de outros tipos de eventos: combina apresentações e palestras com locais para conversas e negócios, exposições, estandes e momentos para “pitch” (atração de clientes ou investidores).
Entre alguns benefícios proporcionados pelos summits estão:
- Concentração de Especialistas: Reúnem líderes e especialistas que compartilham conhecimentos valiosos e insights exclusivos.
- Oportunidades de Networking: Facilitam conexões com profissionais da mesma área, oferecendo oportunidades para parcerias e colaborações.
- Atualização e Tendências: Apresentam as últimas tendências e inovações, ajudando os participantes a se manterem atualizados.
- Experiência Imersiva: Oferecem uma experiência intensa e enriquecedora que pode gerar grande impacto e inspiração.
Summits possuem alguma área específica?
Um summit geralmente é direcionado a um público específico, ganhando mais força e eficácia graças ao foco temático. Esses eventos reúnem pessoas de um mesmo segmento de mercado ou área de atuação (podendo ser mais amplo ou mais restrito), para se qualificarem com grandes expositores e palestrantes, discutir temas relevantes e trocar experiências.
A flexibilidade no formato e no conteúdo permite que esses eventos sejam realizados em praticamente qualquer área de interesse. A especificidade do público de um summit depende do tema e do foco do evento, e esses outros espaços de exposição, negócios e pitch são diferenciais atraentes para os interessados.
Quais os principais Summits do país?
Devido ao crescimento desse estilo de evento, alguns summits têm ganhado notoriedade no país, entre eles:
- Web Summit Rio: A versão brasileira do famoso evento de tecnologia e inovação. O evento deve acontecer entre os dias 27 e 30 de abril de 2025, com uma previsão de mais de 34 mil pessoas.
- Brazil Conference at Harvard & MIT: Um evento que reúne líderes e especialistas para discutir o futuro do Brasil em diversas áreas. Ele ocorreu nos dias 06 e 07 de abril e contou com grandes nomes como Ivete Sangalo, Luciano Hulk e Linda Rottenberg.
- HSM Expo: Um dos maiores eventos de gestão e negócios da América Latina. Ele irá acontecer nos dias 26 e 27 de novembro e tem a expectativa de receber mais de 4 mil pessoas.
- RD Summit: Um dos maiores evento de Marketing, Vendas e Ecommerce da América Latina, que acontece nos dias 06, 07 e 08 de Novembro em Expo Center Norte. A expectativa é que estejam presentes mais de 20 mil pessoas,
- CCXP: A famosa “Comic Con Experience”, um evento de cultura pop que reúne fãs de quadrinhos, cinema, games e anime em São Paulo. Neste ano, a edição acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, com uma expectativa de mais de 90 mil pessoas.
- South Summit: O South Summit é um evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia que reúne startups, investidores, empresários e especialistas em negócios. A proxima edição acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2025, com a expectativa de receber mais de 23 mil pessoas.
- Rio Innovation Week: Um dos maiores centros de inovação e tecnologia do pais, realizará a quarta edição nos dias 13,14,15 e 16 de agosto. A expectativa é reunir 150 mil pessoas.
Gramado Summit
Um dos maiores eventos de imersão em inovação, empreendedorismo e tecnologia do Brasil, que devido ao grande sucesso em território nacional, está expandindo e realizará mais uma edição no Uruguai, na cidade de Punta del Leste nos dias 26 e 27 de setembro. No evento que ocorreu no Brasil, mais de 15 mil pessoas estiveram presentes.
Entre os palestrantes, estarão grandes nomes do mercado brasileiro, como por exemplo Alfredo Soares, co-fundador da G4 educação; Flávia Alessandra, atriz e empresária; João Branco, top 10 CMOs do Brasil; Lilian Tahan, CEO do Metrópoles e Marcos Piangers, autor do Papai é Pop.
Summits são uma tendência para o futuro?
Essa modalidade de evento veio para ficar, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Vale destacar que esses eventos acompanham as principais tendências de mercado e as demandas do consumidor.
Com o avanço da tecnologia e a crescente necessidade de atualização constante de conhecimentos, esses eventos oferecem uma forma eficiente para aprendizado e networking.
O grande leque de ofertas e a permanente realização dos summits indicam que esses eventos estão sendo realizados com sucesso em diversas áreas, como tecnologia, inovação e negócios, e estão atraindo um grande número de participantes.
Fontes:
- Marcelo Souza: Diretor Executivo da MUGO
- Vanessa Chiarelli Schabbel: Diretora Executiva da Bop Comunicação Integrada
- Katia Teixeira: Diplomata
- Tcharla Bragantin: Coordenadora na Universidade Centro Universitário Módulo