O Rio Innovation Week 2024, conhecido como RIW, realizado no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, reafirmou-se como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação. Com 185 mil visitantes e mais de R$ 3,8 bilhões movimentados, a conferência não só superou expectativas, mas também deixou uma marca em todos os que participaram.
Jerônimo Vargas, idealizador e diretor-geral do RIW, destacou o crescimento expressivo de 30% em relação ao ano anterior, reforçando a posição do Rio de Janeiro como capital da inovação. “Com esta edição, o Rio de Janeiro é, hoje, definitivamente, a capital da inovação e da tecnologia no planeta”, afirmou Vargas.
A edição deste ano trouxe o tema “Humanização em tempos de inteligência artificial”, refletindo a preocupação com a integração das novas tecnologias de maneira que elas beneficiem a sociedade em sua totalidade. Segundo Fábio Queiroz, cofundador do RIW, o sucesso do evento se deve ao esforço conjunto de uma equipe dedicada, patrocinadores e parceiros. “Faremos mais e melhor ano que vem!”, garantiu Queiroz.
A experiência dos participantes durante o RIW
Emily do Amor, estudante de publicidade de 23 anos, foi uma das muitas jovens que marcaram presença no evento. Ela decidiu participar para expandir sua rede de contatos e aprofundar seus conhecimentos sobre a comunicação em grandes marcas. Segundo ela, as expectativas foram plenamente atendidas.
“Acredito que o networking foi um dos maiores ensinamentos, pois ali é uma troca direta com pessoas da mesma área, e que por ter mais experiências, têm muito a ensinar. Mas, também dentro da geração Z, a qual pertenço, com a criação de novas ferramentas, também temos muito a ensinar a eles”, comenta Emily.
A palestra que mais a impactou foi “A imagem que vale ouro: o impacto e o retorno do investimento na construção de imagem de personalidades”. Segundo Emily, a discussão focou em como a essência e a conexão com o público são fundamentais, mesmo em tempos de constante inovação. “Foi uma palestra dedicada a qual imagem e conexão você quer ter vinculada com seu público. Muitas vezes, o mais importante que engajar e aparecer, é se conectar e ter uma essência que faça sentido para si, mesmo quando as coisas inovam“, afirma.
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Seguindo a mesma linha de Emily, o professor de filosofia, Victor Martins, de 24 anos, partilhou que seu interesse em ir ao evento, surgiu após ver o tema das palestras. Além disso, Victor ressaltou sobre a facilidade de transporte público para chegar até as áreas do evento, visto que o VLT (meio de transporte da cidade) parava em frente ao local.
“O evento foi muito bom e as palestras que pude ver foram todas muito incríveis. Porém, acredito que faltava sinalização de certas coisas. O mapa que foi fornecido não era claro o suficiente para explicar aonde ficava cada área do evento. Além disso, os pavilhões ficavam muito distantes uns dos outros, o que se tornava um pouco cansativo”, conta.
Com relação às palestras, Victor comenta que sua favorita foi sobre utilização da Inteligência Artificial na Educação. “Os palestrantes demonstraram um pouco sobre as novas tecnologias que professores poderão usar no futuro para incentivar os alunos a estudar”, explica.
Em sua opinião, ele pode aprender muitas coisas sobre várias áreas diferentes. “Se tivesse que pontuar algo de maior interesse meu e que aprendi, foi o quanto a inteligência artificial é assustadora e útil, uma vez que ela pode muito bem avançar e fazer coisas que eu como professor jamais conseguiria fazer com tal maestria”, conclui.
Sustentabilidade foi foco durante o RIW
Além de inovação e tecnologia, o RIW também trouxe a discussão sobre a importância da sustentabilidade. Durante os dias de evento, foram coletadas aproximadamente 43 toneladas de resíduos, sendo 43% destinados à reciclagem.
Este resultado superou significativamente o do ano passado, quando apenas 8% dos resíduos foram reciclados, demonstrando um avanço notável em termos de responsabilidade ambiental.
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Guilherme Almeida, CEO do Grupo Urbam, responsável pela limpeza e coleta de resíduos no RIW 2024, destacou o trabalho realizado. “Este ano, conseguimos não só aumentar a coleta, mas também direcionar uma parcela maior para a reciclagem, o que é um marco importante para eventos dessa magnitude.”
O Rio Innovation Week 2024 não foi apenas um evento, mas um marco na história da inovação e da tecnologia no Brasil. Com resultados que superaram todas as expectativas, tanto em termos de negócios quanto de participação, o evento consolidou o Rio de Janeiro como um centro global de inovação.
Além de Emily e Victor, que fazem parte do mercado de comunicação e educação, a auxiliar de enfermagem Kathia também esteve presente no evento e enfatizou que durante os dias de evento, entendeu a importância de sempre ir em busca de conhecimento, e também, sobre como devemos lidar com a autossabotagem.
“É importante deixar de lado nossos pensamentos negativos, e entender que temos capacidade de conquistar o que desejamos na nossa vida profissional e pessoal e para isso, não devemos diminuir cada conquista por menor que seja, porque são elas que vão fazer com que cheguemos ao topo”, conclui Kathia.
Com o sucesso desta edição, as expectativas para o próximo ano são ainda maiores, prometendo mais inovação, sustentabilidade e impacto positivo no mercado e na sociedade.