Iniciativa concorre na categoria Inteligência Artificial e foi criada por do Recife
A SXSW 2024 está acontecendo em Austin, Texas (EUA), e o Brasil é o único país da América Latina entre os finalistas. O evento continuará até sábado (16), com a possibilidade de premiar um projeto de tradução simultânea de língua de sinais desenvolvido por um grupo de engenheiros de Recife, capital de Pernambuco.
A iniciativa está competindo na categoria de Inteligência Artificial (IA) e foi concebida no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) por uma equipe diversificada de mais de 80 profissionais, incluindo desenvolvedores, designers, pessoas com deficiência auditiva, cientistas de dados, intérpretes de língua de sinais, linguistas e pesquisadores de IA.
O projeto teve cinco anos de desenvolvimento e recebeu um financiamento de US$ 4 milhões (equivalente a R$ 19,91 milhões na taxa de câmbio atual) da Lenovo. Tanto a marca quanto o CESAR têm a intenção de lançar a tecnologia ainda neste semestre. A promessa é que o tradutor simultâneo não fique restrito aos dispositivos Lenovo.
O projeto do CESAR representa mais uma inovação tecnológica focada em melhorar a acessibilidade para os brasileiros que dependem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar. De acordo com o último censo do IBGE, 5% da população brasileira tem alguma deficiência, e 2,7 milhões dessas pessoas têm surdez profunda.
Entenda como funciona a ferramenta
- A ferramenta oferece uma tradução completa, tanto a partir de texto em português quanto através de gestos em Libras (Língua Brasileira de Sinais);
- Quando há um texto em português, ela gera um vídeo com um avatar que converte o texto em uma mensagem expressa por gestos em Libras. Da mesma forma, quando a mensagem é produzida em Libras, ela é convertida em texto ou áudio em português;
- O sistema também possui capacidade de reconhecimento de imagem para identificar a mensagem transmitida em Libras, que então é traduzida para áudio ou texto;
- Além disso, há expectativas de que essa ferramenta possa ser adaptada e utilizada em outras línguas de sinais e idiomas.
Saiba mais sobre o festival
O South by Southwest (em português, “sul por sudeste”) faz referência à proposta de conectar o mundo à cultura sulista do Texas, é mais conhecido como SXSW. O evento acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos e é reconhecido como um dos principais eventos mundiais nas áreas de tecnologia, música, inovação e cultura.
O SXSW atrai profissionais de todo o mundo e apresenta uma variedade de atividades, incluindo palestras, apresentações diversas, exibições de filmes e produtos para televisão, oportunidades de networking, competições tecnológicas, cerimônias de premiação e muito mais.
Para facilitar a organização, as diversas palestras são agrupadas em “trilhas temáticas”, onde são abordados assuntos relacionados que dialogam entre si de alguma forma. Essa estrutura permite aos participantes explorar áreas específicas de interesse dentro do vasto programa oferecido pelo evento.