Flores comestíveis viram tendência na apresentação de pratos instagramáveis

As flores são encontradas em uma variedade de pratos, incluindo saladas, sanduíches, risotos, bolos, biscoitos, drinks e até mesmo xaropes.

As flores comestíveis, já populares na culinária refinada, estão se tornando cada vez mais comuns na confeitaria, na mixologia e em restaurantes de diversos estilos, desde os japoneses até as churrascarias. Em uma era em que a estética das receitas é cada vez mais importante, as flores estão aproveitando essa tendência.

Elas são encontradas em uma variedade de pratos, como saladas, sanduíches, risotos, bolos, biscoitos, drinks e até mesmo xaropes. A lavanda, por exemplo, está em alta, sendo usada até mesmo em queijos e sorvetes, enquanto a phlox é muito apreciada na produção de biscoitos.

Outras flores populares incluem cravina, capuchinha, ora-pro-nóbis e hibisco. No entanto, o amor-perfeito, embora bastante solicitado, é menos comum de ser encontrado, já que é uma flor de inverno. Com o aumento da diversidade no consumo de flores comestíveis, alguns pequenos produtores viram nisso uma oportunidade de negócio.

Um levantamento realizado pela engenheira agrônoma de Londrina (PR), Laís Rosseto, identificou 90 produtores de flores comestíveis no país, incluindo ela própria.

Após concluir seus estudos, Laís decidiu ingressar nesse ramo. Além de proporcionarem beleza aos pratos, as flores também são fontes de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas, com baixo teor calórico. Outra maneira de consumi-las é adicioná-las diretamente aos drinks, decorando-os no copo ou na taça.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você