Na lista liberada pelo Inmetro, a BMW domina com a maioria dos modelos sendo protagonistas de eficiência.
No grupo dos veículos elétricos disponíveis para compra no Brasil, o BMW iX xDrive 50 se destaca como o modelo com a maior autonomia, capaz de percorrer a maior distância após ser completamente carregado, alcançando 528 km. Esses dados são provenientes das informações atualizadas sobre a eficiência dos veículos compiladas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
As informações foram divulgadas recentemente como parte da lista do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), que abrange tanto os veículos movidos a combustão quanto os elétricos.
Nos últimos meses, com a entrada das montadoras chinesas BYD e GWM no mercado brasileiro, a competição no segmento de veículos elétricos tem aumentado, chamando a atenção, especialmente devido à queda nos preços. Atualmente, os consumidores já podem encontrar modelos por cerca de R$ 100 mil, uma realidade que não era comum alguns meses atrás.
Apesar dos desafios, um dos principais fatores que os consumidores consideram ao comprar um veículo elétrico é a sua autonomia, especialmente porque a infraestrutura de postos de carregamento no Brasil ainda é limitada.
O Inmetro avaliou a eficiência de 170 modelos elétricos com base em dois critérios principais: eficiência energética (MJ/km) e autonomia (em quilômetros).
É importante ressaltar que nem sempre o modelo com o menor consumo energético, ou seja, o potencialmente mais eficiente, é o que percorre a maior distância. Essa análise não é simples, pois depende de diversos fatores, como a tecnologia das baterias, entre outros.
Top 10 carros elétricos com maiores autonomia
- 1- BMW iX xDrive50: 528 km
- 2- BMW i7 xDrive60: 479 km
- 3- BMW iX M60: 431 km
- 4- BMW i4 40: 422 km
- 5- Mercedes-Benz EQS 450: 411 km
- 6- Chevrolet Bolt: 390 km
- 7- BMW iX3: 381 km
- 8- Ford Mustantg Mach-E GT: 379 km
- 9- Chevrolet Bolt EUV: 377 km
- 10- Mercedes-Benz AMG EQS 53 M: 373 km