O grupo Vrio, detentor de marcas como Sky e DirecTV, anunciou que há pouco fechou uma parceria com a Amazon, com o intuito de levar internet por satélite a áreas remotas do Brasil.
A Sky Brasil será a responsável pela comercialização do projeto, por vender as antenas e cobrar o serviço em reais, além de prestar atendimento aos clientes que contratarem. Nos últimos anos, a marca ganhou mercado como provedora de TV por assinatura via satélite e tem buscado expandir para outras áreas com o fornecimento da banda larga por fibra óptica.
Leia também: Como a queda do real pode impactar financeiramente os brasileiros?
A amazon está lançando os satélites que serão os responsáveis pela conexão, então espera-se que as vendas para o público geral seja inicado apenas no segundo trimestre de 2025.
Como essa parceria impactará a sociedade?
O acesso à internet pode transformar significativamente a vida das pessoas ao expandir suas oportunidades de educação, emprego e comunicação. Com a internet, estudantes de regiões remotas podem acessar cursos online e materiais educativos que antes eram inacessíveis, permitindo-lhes competir em igualdade de condições com estudantes de áreas urbanas. Essa democratização do conhecimento contribui para a redução das desigualdades educacionais e promove o desenvolvimento pessoal e profissional.
Além da educação, essa parceria entre as empresas que promoverá o acesso à internet amplia as oportunidades de emprego e empreendedorismo. A internet facilita o trabalho remoto, permitindo que indivíduos trabalhem para empresas em qualquer parte do mundo sem precisar sair de suas comunidades.
Isso é especialmente benéfico para pessoas que vivem em áreas com poucas oportunidades de emprego. Além disso, a internet permite que empreendedores acessem mercados globais, promovam seus produtos e serviços e interajam diretamente com clientes, aumentando suas chances de sucesso e crescimento econômico.
A internet também melhora a comunicação e a conectividade social, aproximando pessoas independentemente de sua localização geográfica. Famílias e amigos podem se manter em contato através de redes sociais, chamadas de vídeo e mensagens instantâneas, fortalecendo os laços afetivos e sociais.
Em situações de emergência ou crise, a internet pode ser uma ferramenta vital para a coordenação de ajuda e disseminação de informações importantes, salvando vidas e agilizando a resposta a desastres.