Você já parou para pensar no tanto de contas fantasmas que divulgam cassino que tem surgido no instagram? A dúvida é: como os jogos de azar tem ganhado tanto espaço. Esses bots costumam seguir um padrão, já que exibem desenhos de animais nas fotos do perfil e usam nomes de usuários complexos, compostos por números e letras.
E ainda que grande parte da população esteja reclamando dessas atividades, cada vez mais os influenciadores tem enriquecido com publicidades de jogos de azar e casas de apostas.
Mas afinal, você sabe como funciona esses contratos de divulgação?
A equipe do Super Finanças entrou em contato com uma influenciadora, que não deseja ter sua identidade exposta, que mostrou ter recebido 12 contatos para divulgação de casas de apostas e ao questionarmos sobre as cláusulas contratuais, a criadora revelou: “A proposta da empresa é que eu divulgue o jogo e além do valor fixo, que eu receba um percentural de 50% de todo valor que os usuários perderem na plataforma”.
Ou seja, a estratégia conhecida como “pirâmide” consiste em um ganhar mais, enquanto o outro perde. A influenciadora que atualmente tem pouco mais de 12 mil seguidores, refletiu sobre o assunto e expressou certa preocupação ao nos contar que já recebeu proposta de R$ 16 mil, com acréscimo de variações. “Se eu que tenho relativamente pouco seguidores já tive essa proposta, imagina quanto recebem os criadores que possuem mais de 1 milhão”, questiona.
Por fim, revela que espera que em algum momento, as pessoas tenham consciência do mal que podem fazer com a população ao divulgar esses jogos, pois por influência de muitos criadores, grande parte da população se envolveu com jogos de azar, como é o exemplo de Patricia, uma cozinheira de 43 anos, que começou a jogar a ‘foguetinho’ para ‘passar o tempo’ e em dois meses, gastou R$ 80 mil reais.
Conversamos também com a jornalista Andressa Besseler, que revelou ter bloqueado mais de 120 perfis fakes no instagram, entre eles, usuários de casa de apostas, perfis de pornografia e falsos departamentos de RH.
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Como solucionar ou evitar essa onda de ‘fakes’ na plataforma?
Inicialmente, a Meta afirmou que não se pronunciariam sobre os casos. Porém, posteriormente, em nota enviada ao G1, afirmou que estão trabalhando para diminuir o spam nas plataformas da marca. A empresa recomendou que perfis que violam as políticas do app sejam denunciados.
"Entendemos que esse tipo de conteúdo cria uma experiência negativa e prejudica a capacidade das pessoas de interagir de forma autêntica em suas comunidades e procuramos impedir que as pessoas se utilizem de forma abusiva de nossas plataformas, produtos ou recursos para aumentar artificialmente a visualização ou distribuir conteúdo em massa para ganho comercial", disse a Meta, em nota ao g1.
E para evitar maiores problemas, recomendamos que os usuários não cliquem em links duvidosos, nem participem de sorteios realizados por essas contas, já que podem representar riscos à segurança e à privacidade dos dados.
Ademais, não é recomendável curtir, comentar ou enviar mensagens para perfis desconhecidos, ou suspeitos, pois essas atividades podem facilitar a prática de golpes.