Com base em estimativas do Ciet (Centro de Inteligência e Economia do Turismo), férias de julho terá mais de 5 milhões de turistas no Estado de São Paulo.
De acordo com esse estudo feito com parceria à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), estima-se uma movimentação financeira de R$ 7 bilhões.
Quais os destinos dos viajantes durante as férias?
Considerando as respostas da população, pouco mais de 60% dos participantes disseram que viajarão nas férias dentro do próprio Estado. 34% irá para outros locais no Brasil e apenas 6% fará viagens com destino internacional.
Leia também: Portugal volta a oferecer incentivos para estrangeiros a partir do 2º semestre de 2024
A capital foi o destino mais citado entre os entrevistados, seguidas das cidades Serra Negra, litoral norte do Estado e a Baixada Santista. A estimativa é que fiquem em média seis dias nos destinos, com um gasto médio de R$217 por dia, por cada pessoa.
Esse planejamento, inclui:
- 57,9%, estadias em hotéis, pousadas ou similares;
- 15,8% a hospedagem será em casas de amigos ou familiares;
- 12,3% farão aluguel de imóveis por aplicativos.
E qual o perfil dos viajantes?
Aproximadamente 90% das viagens serão realizadas de carro. Entre as atividades mais procuradas, 17,7% consideram a gastronomia, 14% o Ecoturismo e Turismo de Natureza, 13% buscam parques de diversão e 12% procuram por museus ou locais históricos.