Realizar investimentos pode aumentar o valor de suas economias e gerar uma série de benefícios a longo prazo
Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, os investimentos das pessoas físicas no Brasil cresceram 6,1% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao fechamento de 2023, totalizando R$ 6,8 trilhões.
De acordo com a consultora financeira pessoal e comportamental da Cooperemb, Daniela Godinho, ter um equilíbrio financeiro e canalizar parte desses recursos para realizar aplicações pode garantir mais segurança e gerar inúmeros benefícios para suas economias.
“Investir é muito mais do que simplesmente guardar dinheiro, é uma forma poderosa de construir um futuro financeiro seguro para realizar os seus sonhos. Cada passo dado em direção aos investimentos é um passo dado em direção a uma vida mais tranquila e com mais possibilidades”, ressalta Daniela Godinho.
Realizar investimentos cedo pode ajudar no futuro financeiro
Quanto mais cedo esse processo é iniciado, mais tempo tem para o dinheiro aumentar através dos rendimentos dos juros compostos.
“O melhor momento para começar a investir é o quanto antes. Para isso, é importante realizar um orçamento doméstico, entender os conceitos básicos de um investimento, estabelecer claramente os seus objetivos financeiros e identificar o seu perfil de risco, seja ele conservador, moderado ou agressivo”, comenta Daniela Godinho.
Começar com um passo de cada vez faz toda a diferença para quem nunca se aventurou no mundo dos investimentos.
“Comece com investimentos pequenos e aumente gradualmente para que o seu orçamento doméstico se ‘acostume’ de forma positiva a fazer esses direcionamentos, permitindo que você ganhe confiança e conhecimento. É muito importante também distribuir os seus investimentos em diferentes tipos de ativos para sempre potencializar os seus ganhos, assim você consegue realizar os seus sonhos dentro do seu perfil de investidor e no prazo que você está estipulando”, relata Daniela.
Tipos de Investimentos
Segundo a especialista, os investimentos mais procurados incluem poupança, previdência privada e RDC. “A poupança é mais procurada por ser tradicional e de fácil acesso; a previdência privada tem algumas garantias em relação à isenção de taxa e incentivo fiscal; já o RDC tem o rendimento acima da poupança e a garantia também do fundo garantidor de crédito”, comenta a especialista.