Meta interrompe recursos de IA generativa no Brasil

Decisão da Meta acontece após ANPD barrar uma atualização de política de privacidade da empresa no país

A big tech Meta, dona de plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou na última quarta-feira, 17 de julho, a interrupção de recursos de Inteligência Artificial generativa no país. Essa medida foi tomada em resposta à decisão da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que exigiu o encerramento da nova política de privacidade da empresa.

Meta
IA terá seus recursos suspensos no Brasil pela Meta – Foto: Reprodução/Unsplash

Essa atualização previa o uso de dados pessoais do usuário para treinamento de sistemas de Inteligência Artificial das plataformas da empresa.

Quais ferramentas da Meta foram afetadas?

As ferramentas afetadas pela decisão incluem o genAI, que utiliza técnicas avançadas de IA para gerar conteúdo textual, imagens e outros materiais. A big tech afirmou estar em constante contato com a ANPD para que não haja nenhuma dúvida sobre as ferramentas e garantir a proteção dos dados dos usuários.

A empresa de Mark Zuckerberg encerrou o recurso de criação de figurinhas com Inteligência Artificial no WhatsApp. Para utilizá-lo, o usuário envia comandos para o aplicativo, que gera automaticamente a figurinha, seguindo o que foi descrito na ação de comando.

Outra ferramenta que estava em desenvolvimento pelo WhatsApp, em uma versão beta, é a implementação de IA no aplicativo por meio da MetaIA. A nova ferramenta seria usada para editar e oferecer detalhes sobre imagens para criar modelos de usuários customizados.

Decisão da ANPD

A ANPD apontou irregularidades na nova política de privacidade da Meta e acreditava que nela existiam possibilidades de riscos graves e de difícil reparação aos usuários.

A agência reforçou que a Meta não foi transparente sobre o tratamento dos dados e tornou o processo mais difícil para os usuários que desejavam proibir a utilização de suas informações pessoais em modelos de linguagem.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você