Clientes do BTG têm dados do Pix vazados, segundo Banco Central

Nenhum dado sensível das chaves pix dos clientes BTG foi comprometido

O Banco Central (BC) informou, na tarde da última quinta-feira, 15 de agosto, que os dados pessoais de clientes do Banco BTG Pactual sofreram um “incidente de segurança”. O vazamento ocorreu por meio de chaves Pix da instituição financeira, e o BC atribui o incidente a falhas pontuais no sistema do banco.

Pix - BTG
Nenhum dado sensível dos clientes BTG foi exposto – Foto: Reprodução/ Banco de Imagens

No entanto, o Banco Central ressalta que nenhum dado sensível, como senhas, movimentações financeiras ou saldos, foi exposto. Segundo a instituição, as informações vazadas são apenas de natureza cadastral e não possibilitam a movimentação de recursos ou acessos a contas e outras organizações financeiras.

Dados de clientes do BTG vazam

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação para os usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, informou o BC em comunicado.

O principal banco do país esclareceu ainda que já está tomando as ações necessárias para a apuração detalhada do caso, seguindo as regulamentações já previstas.

“O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento”, diz a nota.

Novas regras de segurança para o Pix

O Banco Central anunciou um conjunto de novas regras de segurança para o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. As medidas visam aumentar a proteção dos usuários e reduzir fraudes, assegurando transações mais seguras e confiáveis. 

Entre as principais mudanças estão o aprimoramento dos mecanismos de autenticação, a limitação de valores para transações noturnas e a implementação de monitoramento em tempo real de atividades suspeitas.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você