Mais de 90% das tentativas de golpes acontecem pelo celular das vítimas, que geralmente resistem a realizar denúncias
Uma pesquisa realizada pela Kion, fintech especializada em prevenção de crimes em e-commerce, mapeou o cenário de golpes e fraudes digitais no Brasil e revelou que 62% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos uma tentativa de crime digital. A maioria dessas tentativas, 41,8%, ocorre em sites de compras.
As fraudes cometidas via WhatsApp também se tornaram comuns, representando 20,6% das tentativas. Outra grande preocupação é o golpe do PIX, citado por 18,6% dos entrevistados. Já o roubo de dados, conhecido como “phishing,” foi mencionado por 13,9%, enquanto 5,2% dos consumidores sofreram tentativas de roubo de senha.
Entre as vítimas, 47,6% relataram prejuízos entre R$ 500 e R$ 1 mil, enquanto um segundo grupo considerável, de 19%, perdeu valores entre R$ 50 e R$ 100. Outros 15,5% dos participantes da pesquisa sofreram grandes perdas financeiras, acima de R$ 2 mil.
Além disso, 10,7% perderam entre R$ 1 mil e R$ 1.500, e apenas 7,1% dos consumidores afirmaram não ter sofrido prejuízo financeiro.
Celular é a principal “arma” para golpes financeiros
O levantamento mostrou que a grande maioria das tentativas crime, 92,3%, ocorreu por meio de dispositivos móveis, com o celular sendo o principal veículo.
Outra descoberta relevante é que muitas vítimas hesitam em registrar um boletim de ocorrência após sofrerem uma tentativa de golpe, o que pode indicar uma descrença na resolução do problema ou desconhecimento sobre a importância do registro.