BR Petrobras, Ipiranga e Shell lideram o mercado de postos de combustíveis com mais de 80% da preferência nacional
A CVA Solutions, através de uma ampla pesquisa online, mapeou a preferência dos consumidores em relação aos postos de combustíveis mais utilizados para abastecimento nas diferentes regiões do país. O levantamento também buscou entender o impacto das lojas de conveniência no consumo.
BR Petrobras desponta como o preferido entre consumidores
O estudo apontou que a BR Petrobras continua sendo a preferência nacional (30,6%), embora a margem de diferença para a Ipiranga (29,5%) seja pequena. A BR Petrobras é a marca mais escolhida nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, enquanto a Ipiranga lidera nas regiões Sul e Sudeste.
Quando analisada a participação de mercado dos consumidores nos postos de combustíveis, três marcas concentram cerca de 82% dos consumidores: BR Petrobras (grupo Vibra Energia) com 30,6%, Ipiranga (grupo Ultra) com 29,5% e Shell (grupo Raízen) com 22,3%. Outras redes menores dividem o restante desse mercado, como ALE, TotalEnergies, Carrefour, Atacadão, Assaí, entre outras.
Quantos postos de combustíveis existem no Brasil?
O Brasil possui atualmente mais de 40 mil postos de combustíveis (fonte: ANP) e 8 mil lojas de conveniência que vendem combustíveis, lubrificantes, serviços automotivos, alimentos, bebidas, tabaco, entre outros.
Atributos como localização, preços atraentes, reputação da marca, loja de conveniência, filas, qualidade do combustível, boas instalações, atendentes proativos e programas de fidelidade demonstram fazer diferença na escolha do estabelecimento preferido. As três marcas líderes têm o maior número de postos, estão presentes no mercado há mais tempo e investem mais em comunicação, lojas de conveniência e programas de fidelidade.
Valor Percebido, NPS e Força da Marca
O Valor Percebido mede o custo-benefício percebido pelos clientes. Para os 4.266 entrevistados, os benefícios pesam 33% na percepção de valor, com destaque para localização (23%), reputação/fama (19%), qualidade do combustível (19%), instalações físicas (16%), filas (6%), loja de conveniência (6%), serviço de lavagem (6%) e atendentes (5%). Já os custos pesam 67% na percepção de valor, com destaque para preço do combustível (30%), preços da lanchonete (29%), preço da lavagem (27%) e preço do lubrificante (14%).
“As pessoas querem economizar, mas precisam confiar na qualidade do combustível. Elas aceitam pagar um pouco mais se não precisarem enfrentar filas enormes, se são bem atendidas pelo frentista e se encontram uma boa loja de conveniência”, explica Sandro Cimatti, CEO da CVA Solutions.
O Valor Percebido, junto à métrica do NPS (índice de recomendação da marca), mede a Jornada do Cliente no posto de combustíveis. Satisfeito, o consumidor recomenda a marca para outras pessoas, amplificando sua influência.
No Valor Percebido, a Ipiranga lidera, seguida por Shell, BR Petrobras, Assaí, ALE, TotalEnergies, Atacadão e Carrefour. No NPS, a Ipiranga lidera com 64,5%, seguida por Shell, BR Petrobras, Carrefour, TotalEnergies, ALE, Atacadão e Assaí.
A Força da Marca reflete a capacidade da marca de ser conhecida, lembrada e de atrair clientes. No ranking de Força da Marca, a Ipiranga retomou a liderança, seguida por BR Petrobras, Shell, Atacadão, Assaí, Carrefour, TotalEnergies e ALE.
O desafio da Vibra Energia
A BR Distribuidora, que possui uma rede com mais de 8.300 postos, foi vendida pela Petrobras em 2021 para a Vibra Energia. Em janeiro de 2024, a Petrobras notificou a Vibra de que não tem interesse em renovar a licença de uso da marca além do contrato atual, que se encerra em junho de 2029.
O estudo da CVA mostra que a marca Vibra é pouco conhecida pelos consumidores em geral (19,1%) e pelos consumidores dos postos BR Petrobras. Quando estimulados a relacionar a marca Vibra com alguma rede de postos, a associação com BR Petrobras aumenta. A marca BR Petrobras perdeu a liderança em Força da Marca e apresenta um nível de lembrança de comunicação menor do que Ipiranga e Shell entre seus consumidores.
“Este momento é decisivo para a Vibra Energia. Por um lado, não faz sentido investir em comunicação na marca BR Petrobras se existe o risco iminente de não poder usá-la. Por outro lado, a Vibra não pode deixar de investir na marca BR Petrobras, sob o risco de enfraquecê-la. A solução parece ser o ‘rebranding’ imediato dos postos e da marca BR Petrobras para Vibra Energia, com cinco anos para fazer essa transição”, comenta Sandro Cimatti, CEO da CVA Solutions.
Lojas de conveniência e serviços automotivos aumentam a rentabilidade dos postos
O estudo da CVA demonstra que as lojas de conveniência e serviços automotivos aumentam a rentabilidade e a fidelização dos postos. Cerca de 40,8% dos consumidores de postos de combustíveis frequentam suas lojas de conveniência.
Esses consumidores utilizam mais serviços de troca de lubrificantes (41,4% contra 28,8%) e lavagem de carros (31,2% contra 20,8%) do que os consumidores que não frequentam as lojas de conveniência. A Ipiranga lidera nesses serviços, seguida por Shell e BR Petrobras.
Lubrax (BR Petrobras) lidera a venda de óleos lubrificantes, seguida por Mobil, Castrol, Ipiranga e Shell. Nos programas de fidelidade, a Ipiranga lidera, seguida por Shell e BR Petrobras.
“O varejo de combustíveis é menos digitalizado e fidelizado que o varejo de medicamentos e alimentos. Portanto, as lojas de conveniência e programas de fidelidade são uma estratégia eficaz para aproximar o consumidor da marca do posto de combustíveis”, comenta Cimatti.