Pix atualmente opera com 30% da capacidade e BC planeja implementar novas funcionalidades, como pagamento por aproximação
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, classificou o crescimento do pix como “extraordinário”, a ferramenta de transações financeiras instantâneas da autarquia. A declaração foi dada durante a realização de um evento para comemorar os cinco anos do Cadastro Positivo, organizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF)
Campos Neto mencionou recorde histórico de transações pix em um único dia, o que significa mais de duas operações por pessoa. O presidente do BC comparou o sistema brasileiro com o indiano, apontando que o volume seria quatro vezes maior.
“O Pix talvez seja o sistema que mais gerou inclusão financeira na história”, afirmou Campos Neto, destacando que economias locais inteiras começaram a operar depois do surgimento da ferramenta.
Atualmente, o pix opera com apenas 30% da capacidade total e planeja adicionar novas funcionalidades para tornar a vida do consumidor mais conveniente, incluindo pagamentos por aproximação e automáticos.
Próximos passos do pix
Em relação às próximas fases do BC na agenda digital, Campos Neto discutiu a possibilidade das pessoas compararem produtos financeiros em tempo real e em um ambiente digital totalmente unificado, o que resultou na criação do Open Finance.
O presidente do BC também acredita que a próxima moeda que dominará o planeta será a digital. “Não importa qual é a moeda que vai prevalecer, vamos ter conversão imediata e instantânea em várias moedas”, afirmou.