Foguete da SpaceX realiza manobra inédita após decolagem

Empresa do bilionário Elon Musk consegue recuperar o propulsor da espaçonave após a decolagem

Na manhã do último domingo, 13 de outubro, a SpaceX realizou o quinto teste do foguete Starship e conseguiu uma manobra inédita ao capturar o propulsor da espaçonave com braços mecânicos perto do local de lançamento, no Texas. O feito representa uma importante conquista para a empresa aeroespacial de Elon Musk.

SpaceX
Empresa de Elon Musk quer levar o homem a Marte nos próximos anos | Foto: Reprodução/SpaceX

O Starship e o propulsor, chamado de Super Heavy, foram lançados por volta das 08h25 (9h25 no horário de Brasília) próximo a Brownsville, no Texas, conforme noticiado pelo The New York Times.

SpaceX alcança feito inédito

Após a decolagem, o Super Heavy retornou pouco depois, às 08h30, sendo recuperado no ar por dois braços mecânicos. Logo em seguida, o Starship realizou um pouso com sucesso no Oceano Índico, conforme informações da SpaceX.

A SpaceX usou seu perfil no X (antigo Twitter) para informar que “recuperar o propulsor Super Heavy e realizar o pouso controlado do Starship no Oceano” eram os principais objetivos da missão, com a meta mais ampla de “revolucionar o acesso humano ao espaço”.

O último lançamento da SpaceX havia ocorrido em junho, quando a empresa conseguiu a primeira reentrada atmosférica bem-sucedida após três tentativas anteriores.

“Hoje demos um grande passo rumo à vida multiplanetária”, declarou Musk no X após o retorno do Starship. “Eu ainda não acredito”, disse Jessie Anderson, engenheira da SpaceX, durante a transmissão ao vivo no X. Os engenheiros da SpaceX trabalharam por 12 mil horas para aprimorar o escudo térmico da nave desde o último voo.

Turismo espacial

Quatro turistas espaciais foram ao espaço na manhã da última terça-feira, 10 de setembro, em uma cápsula Crew Dragon modificada da SpaceX, iniciando a missão Polaris Dawn, que tem como objetivo testar novas tecnologias para projetos espaciais. Na quinta-feira, 12 de setembro, o bilionário Jared Isaacman e a engenheira de operações Sarah Gillis realizaram a primeira caminhada comercial pelo espaço na história.

Os outros dois tripulantes, Anna Menon, treinadora de astronautas, e Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, permaneceram na cápsula. Isaacman e Gillis passaram cerca de 10 minutos cada um fora da espaçonave Crew Dragon, enquanto ela sobrevoava a Austrália, Nova Zelândia e o Oceano Pacífico.

Bill Nelson, administrador da NASA, afirmou que a missão “representa um grande salto para a indústria espacial comercial” e para o objetivo da agência de construir uma “economia espacial aquecida nos EUA”.

Como surgiu a SpaceX

A SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.) foi fundada em 2002 por Elon Musk com o objetivo de revolucionar a indústria aeroespacial e viabilizar a colonização de Marte. A motivação de Musk para criar a empresa veio da frustração com os altos custos e a ineficiência das missões espaciais enviadas por agências governamentais, como a NASA.

Ele buscava desenvolver uma alternativa mais acessível, com a intenção de reduzir drasticamente os custos de lançamentos espaciais por meio da reutilização de foguetes e inovações tecnológicas.

O primeiro grande marco da SpaceX aconteceu em 2008, quando seu foguete Falcon 1 se tornou o primeiro veículo de lançamento de combustível líquido desenvolvido por uma empresa privada a alcançar a órbita terrestre. Em 2010, o Falcon 9, um foguete mais poderoso, realizou seu primeiro voo bem-sucedido. No ano seguinte, a cápsula Dragon, desenvolvida pela SpaceX, tornou-se a primeira nave espacial privada a ser lançada e recuperada com sucesso.

Além de missões tripuladas e não tripuladas para a órbita terrestre, a SpaceX busca a colonização de Marte com o desenvolvimento da nave Starship, projetada para ser totalmente reutilizável e capaz de transportar grandes quantidades de carga e passageiros ao espaço profundo.

Atualize-se.
Receba Nossa Newsletter Semanal

Sugestões para você