Empresa busca ampliar presença europeia com novo escritório e consolidar vendas do C-390 Millennium para países da OTAN
A unidade de defesa da fabricante brasileira Embraer (EMBR3.SA) anunciou, nesta segunda-feira (11), que está planejando abrir um escritório na Europa, impulsionada pelo crescimento nas vendas de seu avião de carga militar C-390 Millennium na região. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
Recentemente, países como República Tcheca, Áustria, Países Baixos e Suécia decidiram adquirir o C-390, unindo-se aos operadores atuais Portugal e Hungria, o que demonstra o crescente sucesso do modelo no mercado europeu. “Estamos interessados em abrir um escritório da Embraer Defense & Security na Europa, e é muito provável que ele seja em Portugal”, afirmou Bosco da Costa Junior, CEO da unidade de defesa, em entrevista à Reuters no domingo.
Portugal foi o primeiro país europeu e membro da OTAN a fazer um pedido do C-390, em 2019, recebendo a primeira aeronave no ano passado. O país também deve em breve realizar pedidos do caça leve A-29 Super Tucano, da Embraer. Neste ano, a empresa já havia identificado a União Europeia como um mercado estratégico para o C-390, juntamente com a Índia, Arábia Saudita e Estados Unidos.
A Suécia foi o último país a escolher o modelo para sua frota, anunciando no sábado que iniciará negociações para substituir suas antigas aeronaves C-130 Hercules, da Lockheed Martin (LMT.N), pelo C-390.“O objetivo deste escritório é estabelecer a Embraer Defense & Security como uma presença relevante na Europa. Queremos garantir que ele possua todas as permissões de segurança exigidas pela OTAN”, explicou Costa.
Expandir sua presença internacional e aumentar as vendas do C-390 tem sido uma prioridade para a divisão de defesa da Embraer, especialmente ao buscar mais contratos com países membros da OTAN. “Nosso objetivo é investir na Europa. Queremos garantir nossa participação nas negociações. Nossas aeronaves têm uma significativa contribuição europeia e, com as novas modificações, esse conteúdo tem aumentado”, afirmou Costa.
Essa iniciativa é uma ação estratégica que visa posicionar a Embraer Defense & Security de forma cada vez mais alinhada à OTAN e aos padrões europeus. De acordo com analistas do BTG Pactual, a Europa representa 14% do mercado total do C-390, ficando atrás apenas da Ásia-Pacífico (34%) e do Oriente Médio (32%).
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O diferencial da Embraer
A Embraer (EMBR3), terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, é considerada uma das ações mais descontadas da bolsa, apesar de apresentar prejuízos consecutivos desde 2018. Esse período incluiu negociações com a Boeing para a venda de 80% das ações, que foram interrompidas devido à crise financeira da Boeing.
Fundada em 1969, a Embraer começou com aeronaves pequenas e, ao longo do tempo, expandiu suas operações globalmente, especialmente no mercado de jatos comerciais e militares. A empresa passou a ser privatizada em 1994 e, em 2006, realizou sua abertura de capital, tornando-se uma companhia com ações negociadas em várias bolsas, incluindo a de Nova York.
A Embraer está investindo no desenvolvimento de aeronaves elétricas com financiamento do BNDES, com previsão de lançamento em 2026. A empresa também está investindo no futuro com projetos de aeronaves de decolagem vertical, mas enfrenta desafios de infraestrutura. A fabricante apresenta pontos fortes, como o aumento do orçamento militar global, a escassez de aeronaves novas no mercado e sua presença em três segmentos da aviação, sendo elas militar, comercial e executiva.
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