Programa Voa Brasil pretende oferecer 5 milhões de passagens a R$ 200

O público-alvo da primeira serão os aposentados e os aproximados alunos do Prouni

Nas próximas semanas, está planejado que o Governo Federal lance o programa Voa Brasil, que disponibilizará bilhetes aéreos por R$ 200. De acordo com o ministro responsável pelos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta fase inicial, o programa será direcionado aos aproximadamente 21 milhões de aposentados e aos cerca de 700 mil estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni).

“A gente espera anunciar esse programa com cinco milhões de passagens, que serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem nenhum real do Tesouro. Esse é um trabalho de construção coletiva para que mais brasileiros possam ser inseridos na aviação comercial”

afirma Silvio Costa Filho

É importante ressaltar que, em média, as aeronaves operam com uma ociosidade entre 18% e 21%, o que viabiliza a oferta para os grupos mencionados. Além disso, o ministro responsável pelos Portos e Aeroportos esclareceu que, conforme previsto na proposta inicial do projeto, o programa Voa Brasil foi concebido para atender a um público-alvo específico. Portanto, neste momento, não é possível contemplar toda a população brasileira.

“Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro Rui Costa e remodelamos o Voa Brasil. A primeira etapa vai atender mais de 21 milhões de aposentados do INSS que ganham até dois salários-mínimos e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, além de 700 mil alunos do Prouni”, pontuou o ministro

Entenda como irá funcionar o programa

Com o intuito de disponibilizar passagens aéreas a preços mais acessíveis, o programa Voa Brasil estabelecerá um teto de R$ 200 por trecho durante os períodos de baixa temporada, compreendidos entre março e junho, e agosto e novembro. No entanto, a participação das companhias aéreas será voluntária, e cada empresa será responsável por definir os assentos e rotas oferecidos. Até o momento, Latam, Gol e Azul concordaram em aderir ao programa.

Uma alternativa que estava sendo estudada era a devolução do valor da taxa de embarque em forma de cashback para ser utilizado dentro do próprio aeroporto, reduzindo assim seu impacto significativo.

Além disso, a disponibilidade de passagens estará sujeita à ocupação dos voos, o que pode resultar na impossibilidade de viajar na data desejada, levando o usuário a ter que optar por outro dia de viagem.

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