Segundo a Caixa, mais de 3,5 milhões de trabalhadores devem receber o benefício nesta quinta-feira, 15 de agosto
A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira, 15 de agosto, o pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base de 2022, para aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
O sistema de pagamento divide os trabalhadores de acordo com o mês de nascimento. Neste lote, serão pagos mais de R$ 3,7 bilhões aos beneficiários, com os valores variando de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Como será feito o pagamento pela Caixa?
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito de forma imediata. Os demais beneficiários receberão o dinheiro por meio da Poupança Social Digital.
A movimentação na poupança é feita pelo aplicativo Caixa Tem, que permite ao usuário realizar transferências, pagar na maquininha e efetuar compras com o cartão digital.
Caso o trabalhador não consiga abrir a conta digital, é possível realizar o saque com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes ou nas agências Caixa.
Quem tem direito ao Abono Salarial
Para ter direito, o trabalhador precisa:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Qual é o valor do Abono Salarial?
Por meio da Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base que está sendo analisado. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter direito ao Abono Salarial. Cada mês trabalhado equivale a 1/12 do salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.